NR 35 e NR 36. Trabalho em altura, acidentes de trabalho, LER e mais

Perguntas e respostas sobre NR 35 e NR 36. Quais as preocupações que levaram a criação desta NR? Esta norma regulamentadora pode diminuir o número de acidentes de trabalho típicos e lesões por esforços repetitivos?

Página Inicial

O que é NR?

As NR – Normas Regulamentadoras são normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas e devem ser observadas a fim de promover saúde e segurança do trabalho na empresa.
As NR existem também para nos ensinar como cumprir a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e para detalhar a CLT.

O que diz a NR 35?

A NR 35 diz respeito a trabalhos em altura. Esta norma estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para trabalho em altura, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente nesta atividade.

O que a N5 35 considera trabalho em altura?

É classificado como trabalho em altura toda a atividade que seja executada acima de 2 metros do nível inferior, onde se tenha um risco de quedas.
Não basta estar somente a 2 metros acima do nível inferior, tem que estar presente também o risco de queda e não basta também existir o risco de queda, para que seja implementada a NR 35 é obrigatório estar acima de 2 metros do nível inferior.

O que quer dizer acima do nível inferior?

Quando a NR 35 fala de nível inferior ela se refere a superfície de referência.
A superfície de referência é aonde se vai cair, por exemplo, se a altura da queda tem mais de 2 metros se implementa a NR 35.
Mais um exemplo: Na construção civil, um rapaz está em uma escada de 1 metro de altura, mas do seu lado tem uma abertura no piso que se caindo se chega ao nível inferior de outro pavimento onde se está. Neste caso se soma o pé direito do pavimento anterior, mais 1 metro da escada. Consequentemente vai superar os dois metros e a NR 35 vai ser exigida.

O que diz a NR 36?

A NR 36 estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho.

Quais as preocupações que levaram a criação desta NR?

Trabalhar em um frigorífico que manipula carnes em geral, em um ambiente artificialmente frio, aliado a um ritmo de trabalho ditado por metas de produtividade, tem causado uma verdadeira legião de trabalhadores com graves lesões. Foi aprovada esta norma de regulamentação afim de resguardar a saúde dos trabalhadores.

Esta norma regulamentadora pode diminuir o número de acidentes de trabalho típicos e lesões por esforços repetitivos?

A início, a expectativa desta NR era grande porém, não há fiscalização necessária para que esta norma regulamentadora seja cumprida.
Havendo fiscalização para o cumprimento da NR 36 os riscos de acidentes e lesões em funcionários, trabalhadores, podem cair mais da metade.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes