O que é comunismo? Países comunistas, diferença de socialismo

Perguntas e respostas sobre o que é comunismo e quem é o seu idealizador. ele ignora as diferenças individuais? Quais são os países comunistas que ainda restaram atualmente.

Página Inicial

O que é comunismo?

O comunismo é uma ideologia política social que diz e acredita que, todos os seres humanos devem ter os mesmos direitos a tudo. Mas não se deve confundir o comunismo com o socialismo, um erro que ocorre frequentemente.

Qual a diferença em relação ao socialismo?

Tanto o socialismo quanto o comunismo apresentam idéias bem parecidas pois ambas são contrárias ao capitalismo. O socialismo acredita em uma mudança gradual da sociedade, com desapegos se chegaria a uma sociedade em que todos viveriam iguais. Já o comunismo acredita em uma ação mais imediata. Seria tirar dos ricos e dividir com os pobres mesmo que seja a base de guerras e conflitos.

Quem o idealizou?

Segundo vários estudos e livros publicados, o comunismo surgiu como uma teoria política no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Eles foram grandes pensadores que analisavam criticamente o modelo de sociedade capitalista onde uns tinham tudo e outros não tinham nada. As suas reflexões serviram de inspiração para muitos guerrilheiros e revolucionistas.

Ninguém tinha pensado nessa divisão de bens antes desses pensadores?

Sim. Só não foram levadas como estudos e tomado grandes proporções. Filósofos como Platão já tinham alguns pensamentos a respeito na Grécia antiga. Na idade média com as crises do sistema feudal e o grande crescimento da igreja acabaram criando alguns grupos pequenos que eram contra os sistemas da época e tinham ideologias parecidas ao comunismo.

O comunismo ignora as diferenças individuais?

De certa forma sim. Uma sociedade em que todos vivem iguais e com ganhos iguais. Não se faz diferença de inteligência e capacidade de uns com os outros. Nenhum funcionário seria melhor qualificado que outro e se o fosse não faria diferença pois, todos seriam tratados da mesma maneira.

Quais foram os comunistas mais famosos?

Carlos Marighella, Ernesto Che Guevara, Emiliano Zapata, Friedrich Engels, Gandhi, Malcolm X, Martin Luther King, Nelson Mandela, Freud, Solano Trintade, Lênin,

Quais são os países que vivem com este regime?

Entre eles estão os seguintes países : China, Cuba, Vietnã, Laos e Coréia do Norte.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes