O que é Contabilidade. Finalidades técnicas e conceito

Perguntas e respostas sobre o que é contabilidade. Quais são as finalidades e as funções administrativas e econômicas delas. Qual conceito e quais os princípios fundamentais.

Página Inicial

Quais são as finalidades de contabilidade?

A contabilidade tem duas funções básicas:

  • Função administrativa: que controla o patrimônio;
  • Função econômica: que apura o resultado. A rotina contábil cuida, das informações monetárias de atos e fatos contábeis, os quais permitem diversas operações de classificação, demonstração, análise e relatos, relacionadas com controle de lucros ou prejuízo.

Ela é direcionada para sócios, acionistas, proprietários, diretores, empregados, clientes, fornecedores, órgãos governamentais, instituições financeiras e entre outros.

Qual conceito?

Uma ciência que estuda ,registra e controla os fatos ocorridos dentro no patrimônio das entidades de fins lucrativos ou não. Interpretando as variações patrimoniais das entidades, isto é, a situação econômica e financeira, gerada pelas atividades, mediante o registro de fatos. Sendo assim um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para os sócios, dirigentes, acionistas e demais usuários tomar decisões dentro e fora da empresa.

Quais técnicas utilizadas?

Escrituração- registro de todos os fatos que ocorrem no patrimônio;
Demonstrações Financeiras-exemplos: balanço patrimonial, demonstrações de resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados no determinado período.

Quais os princípios fundamentais?

O Conselho Federal de Contabilidade determinou os seguintes princípios fundamentais de contabilidade:

  • Entidade;
  • Continuidade;
  • Oportunidade;
  • Registro pelo valor original;
  • Atualização monetária;
  • Prudência;
  • Competência.

Qual sua função administrativa?

Controlar o patrimônio- conjunto de bens, direitos e obrigações, vinculados a uma pessoa ou a uma entidade. Que são adquiridos ao longo de suas atividades econômicas e financeiras.

Qual sua função econômica?

Apurar o resultado(rédito).
Resultado-diferença entre o valor das Receitas e o valor das Despesas. O resultado pode ser:

  • positivo ou lucro-quando o valor das receitas é superior ao das despesas;
  • negativo ou prejuízo- quando o valor das receitas é inferior ao das despesas;
  • nulo-quando o valor das receitas é igual ao valor das despesas.Os lucros (riquezas) ou os prejuízos que devem ser levados em considerações podem ser analisados por meio da situação patrimonial.

Receitas-são valores apurados, em determinado período de tempo, geralmente mensal. Em contabilidade, o principal conceito de receitas baseia-se na entrada e contabilização de recursos vindos de venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. Outras fontes de recitas podem advir de atividades financeiras exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
Despesas-são todos os gastos que uma empresa precisa ter para suprir seus processos. E investimentos são despesas que poderão vim a gerar algum tipo de receita. Há despesas fixas como por exemplo: salários, luz, água, impostos, telefone etc.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes