O que é empreendedorismo. Conceito e empreendedorismo social no Brasil

Perguntas e respostas sobre O que é empreendedorismo. Qual é o conceito e as vertentes social e digital no Brasil. Perfil do empreendedor digital, social e outros segmentos.

Página Inicial

Qual o conceito de empreendedorismo?

No livro Empreendedorismo, o autor Robert D. Hisrich define empreendedorismo da seguinte forma: “é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

Empreender é criar, logo o conceito de empreendedorismo está sempre ligado a criação de projetos empresariais, na área social, tecnológica, entre tantas outras.

Qual é o perfil de uma pessoa empreendedora?

O empreendedor é alguém criativo, corajoso e sobretudo organizado. Para empreender é preciso correr o risco de fazer algo que não foi feito ainda, logo, não há modelo. Saber organizar a ideia e planejar cada passo e cada etapa são fatores essenciais para o sucesso em um empreendimento qualquer.

Ele tem que ser sempre algo novo?

Não necessariamente. Muito embora ele apareça desta forma, mas é possível empreender em algo existente, claro que adaptando a uma realidade ou melhorando de maneira muito substancial algum processo já existente.

O Brasil é um bom lugar para empreender?

O empreendedorismo no Brasil ainda é bastante acanhado, pelo menos esta é a percepção que se tem. O fato de termos um país com dimensões continentais, com uma diversidade cultural enorme e com uma economia em desenvolvimento, o que não falta são oportunidades de empreender.

Creio que o Brasil ainda tem muito a crescer nesta área, na medida em que houver também mais incentivos fiscais, facilidade ao crédito e uma fomentação maior de investimentos de riscos.

O que é empreendedorismo social?

Nem todo empreendimento precisa visar lucros e é neste sentido que surge o empreendedorismo social. Neste campo é possível criar projetos que visam atender a uma comunidade, causa, ou grupo de pessoas sem necessariamente ser um projeto comercial, mas sim social.

O empreendedor social precisa ter o mesmo perfil, mas com um olhar e sensibilidade para causas sociais, que inclusive, o Brasil tanto carece.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é aquele que acontece na internet ou projetos de negócios que usam a tecnologia da internet. Como exemplo de empreendedorismo digital podemos citar o Aplicativo Uber, a rede social Facebook, o microblog Twitter, o comparador de preços Buscapé, entre tantos outros.

Onde obter dinheiro para financiar um projeto?

Um dos grandes desafios de quem empreende é encontrar recursos financeiros para tal. Existem linhas de créditos, mas sem dúvida a melhor alternativa é através dos chamados investidores anjos, que são na verdade investidores de riscos. Veja alguns sites para você conhecer:



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes