O que é evolucionismo e o que diz a doutrina darwinista?

Perguntas e respostas sobre o que é evolucionismo. O que diz o Criacionismo? O que é darwinismo social? O que diz a doutrina darwinista? Veja as respostas

Página Inicial

O que é evolucionismo?

O evolucionismo é uma teoria que diz respeito ao processo de evolução dos seres vivos pelo tempo, fazendo-os se adequarem ao ambiente em que vivem que está em constante transformação.

Como se descobriu o evolucionismo?

O evolucionismo foi apresentado primeiramente pelo francês Jean-Baptiste Lamarck. Logo após foi estudada mais profundamente pelo naturalista britânico Charles Darwin. Darwin foi o que mais apresentou estudos, textos e livros completos explicando como seria todo o processo de modificação dos seres vivos na terra para se adaptarem ao ambiente em que vivem e, descartando toda a tese de Criacionismo existente até então.

O que dizia o Criacionismo?

O criacionismo diz tudo totalmente ao contrário do evolucionismo. Enquanto o evolucionismo diz a respeito da evolução dos seres vivos através do tempo e ambiente, o criacionismo diz sobre a origem dos seres vivos através de entidades divinas. Ou seja, o evolucionismo descartava a ideia de que a vida teria sido criada por um Deus e o criacionismo aceitava somente a ideia de que somente um Deus era capaz de criar uma vida em forma já exata.

O que diz a doutrina darwinista?

A doutrina darwinista diz que os ambientes “selecionam” os organismos mais adequados para habitar determinado lugar, o que Darwin chamou de “Seleção Natural”.

O que é darwinismo social?

O darwinismo social é um pensamento sociológico que surgiu no final do século XIX e começo do XX, que tentava explicar a evolução da sociedade humana se baseando na teoria da evolução proposta por Charles Darwin. Era um pensamento racista que defendia a ideia de algumas raças de seres humanos serem melhores que outras. E que essas sendo melhores poderiam dominar as inferiores.

A teoria da evolução é aceita hoje?

Como se trata de uma teoria, ela é aceita por poucas pessoas. Geralmente cientistas, físicos e ateus. Mesmo com muitas pesquisas que comprovam a evolução das espécies vivas, ainda existem muitas questões sem explicação. Essas questões que permanecem sem explicação é o que mantém a ideia de criacionismo ainda de pé.

A igreja influenciou no conceito de criacionismo na sociedade?

Sim. Muito. Na idade média por exemplo a igreja católica fez reinado e não aceitavam pessoas quem não acreditavam em suas teorias sobre uma divindade maior. Pessoas que contestavam essa ideia eram torturadas ou mortas. Isso fez com que as pessoas dessem muito valor ao criacionismo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes