O que é felicidade? Qual o conceito, dinheiro e felicidade plena

Perguntas e respostas sobre o que é felicidade? Qual o conceito, sua relação direta com o dinheiro. Pode-se dizer que uma pessoal é totalmente feliz e outras respostas sobre este importante tema.

Página Inicial

Por que buscamos a felicidade?

A busca pela felicidade faz parte da natureza humana, de forma intencional ou até implicitamente esta busca ocorre frequentemente e isto parece demonstrar com muita clareza que nós não somos aquilo que gostaríamos de ser e também não somos aquilo que fomos criados para ser.

Como a sociedade entende o conceito?

Quando eu era adolescente me lembro de uma conversa que tive com meu irmão e na época eu afirmei a ele que ser feliz era ter um carro, afinal, para pessoas pobres como nós que morávamos em um sítio no interior de Minas, ter um automóvel era de fato uma realização notável. Se este conceito tivesse prevalecido, eu poderia dizer que hoje eu seria duplamente feliz, pois olho para a garagem e vejo dois carros.

Desta forma, o conceito de felicidade é em primeiro lugar diferente para as pessoas em si e também parece que ele muda com o passar do tempo. É desta forma que entendo como a sociedade vê essa questão da felicidade. Dinheiro, posses, poder, fama, status, beleza, sucesso, entre outros são os principais elementos usados com mais ou menos intensidade, mas de maneira geral eles compõe o pacote que a sociedade compra e vende como a felicidade.

Qual a sua relação com o dinheiro?

Como definido acima, para a sociedade atual a relação entre um e outro é praticamente direta e igualmente proporcional, isto é, quando mais dinheiro, mais felicidade. Existe inclusive uma piadinha popular que diz que dinheiro não traz felicidade e sim manda comprar! É um erro este pensamento, mas parece que cada vez mais ele se enraíza na sociedade atual.

Afinal, o que é felicidade?

Primeiro é preciso pensar que a felicidade não é um fim e sim um caminho, pelo menos foi assim que o teólogo Ed Rene Kivitz definiu em sua palestra “A tirania da felicidade e o mundo do trabalho”. Esta definição é fantástica pois se a felicidade fosse um fim, enquanto não o alcançássemos não seríamos felizes, mas defini-la como um caminho nos mostra que desde o primeiro passo é possível vive-la e isto muda completamente a nossa maneira de pensar e reagir sobre o tema.

Veja abaixo o vídeo que traz sem dúvida nenhuma a melhor definição de felicidade que já vi:

A Tirania da Felicidade e o Mundo do Trabalho – Parte 2 from Fórum Cristão de Profissionais on Vimeo.

A Tirania da Felicidade e o Mundo do Trabalho – Uma conversa franca sobre a obrigação de ser feliz [Parte 2]: Ed René Kivitz

Eu era feliz e não sabia. O que isso quer dizer?

Quando algumas pessoas descobrem tardiamente que aquilo que ele buscava como sendo a felicidade não passava de fumaça e que ele desprezou com isso coisas mais importantes como a família, Deus, o relacionamento sadio com amigos e pessoas próximas, geralmente surge esse pensamento de que eu era feliz e não sabia. É um dejavú, uma reflexão acerca das perdas importantes, dos momentos da infância e de algo que foi importante, mas não se deu a devida importância.

Então será que ela existe plenamente, ou seja, pode-se dizer que alguém é totalmente feliz?

Como visto no vídeo acima, a felicidade é um caminho a trilhar e portanto, enquanto aqui estivermos não seremos felizes plenamente, mas podermos estar no caminho que finalmente nos levará a verdadeira e eterna felicidade.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes