O que é fusão. Temperatura e ponto de fusão. Sobrefusão e outros

Perguntas e respostas sobre o que é fusão, a variação de um corpo sob diferentes temperaturas e também como o termo é usado em outras áreas como no cinema, estatística, jurídico, política e outros.

Página Inicial

O que é fusão?

Fusão é a variação de fase de um corpo que, influenciado pelo calor, passa do estado sólido para o líquido. Passagem de um corpo sólido ao estado líquido, sob a ação do calor. Sob dada pressão, a temperatura permanece constante durante todo o tempo de fusão de um corpo puro.
Toda liquefação ocorrida pela ação de calor.

Veja outras definições para o termo:

  • Cinema. Televisão. Perda gradual de uma imagem, concomitantemente, com o surgimento de outra.
  • Estatística. Conceito estatístico, usado na análise do poder de determinados elementos sobre um povo, baseado no agrupamento de um ou mais elementos para reduzir a margem de erros de um estudo por amostragem.
  • Jurídico. Agrupamento de duas ou mais empresas ou sociedades para o surgimento de outra.
  • Política. O mesmo que aliança política: fusão de partidos distintos.
  • Linguística. Ligação entre dois elementos que estejam unidos e possuam uma relação no interior de uma palavra.
  • Figurado. Junção proveniente da ligação ou combinação entre dois sujeitos, objetos, etc.

O que é temperatura de fusão?

Ocorre à temperatura constante, o que constitui um processo isotérmico, desde que a pressão seja fixada, dando -se à mesma o nome de temperatura de fusão. Como geralmente sucede absorção de calor do meio circundante, torna-se um processo endotérmico.

Numa espécie química simples, compreende quantidade de calor aplicada no processo de fusão de um grama de respectiva espécie química. Se a transição sólido-líquida é direta, diz-se que a fusão é fraca. Todavia, se a transição, sólida-liquida é gradual, é denominada fusão pastosa.

Já o ponto de fusão é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão. É também a temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido.

O que é sobrefusão?

Designativo do fenômeno de esfriamento de um líquido,perfeitamente puro e ausente de perturbações físicas,permanecendo frequentemente nesse estado, até uma temperatura abaixo da de fusão. O líquido sob qualquer pertubação física, tem sua temperatura de fusão, sob uma determinada pressão.

O que fracionada?

Processo empregado quando existe uma diferença razoável de temperaturas de fusão entre os componentes da mistura.Por aquecimento da mistura,os componentes fundem-se separadamente, conforma são atingidos seu a pontos de fusão.
Exemplo:separação de cobre sólido do níquel sólido.

Ponto de fusão e de ebulição de uma substância pura:

Durante o aquecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de aumentar, mesmo que continues a aquecê-la. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a temperatura volta a aumentar.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes