O que é iCloud? Serviços disponíveis na nuvem da Apple

Perguntas e respostas sobre o que é iCloud? O que é nuvem e quais os exemplos de computação na nuvem? Quais serviços fazem parte do iCloud? Veja as respostas.

Página Inicial

O que é iCloud?

iCloud, termo que se pronuncia em português como “aiclaud” é um conjunto de serviços na nuvem da Apple que está disponível para os usuários de seus produtos, especialmente para usuários do iPhone e iPad. Ele pode ser acessado tanto pelo dispositivo móvel, como pelo PC através do navegador. O endereço é www.icloud.com

O que é nuvem?

A expressão nuvem é muito usada atualmente e causa certa confusão, mas a coisa é mais simples e mais conhecida do que se parece. O termo vem na verdade de cloud computing ou computação na nuvem, que ficou muito popular mais recentemente quando a maioria das empresas de tecnologia passaram a oferecer serviços que podem ser acessados por um dispositivo qualquer conectado a internet.

Dê alguns exemplos de computação na nuvem?

O mais antigo dele talvez seja o webmail, como é o caso do Hotmail, Gmail, Yahoo Mail e agora o iCloud também. O fato de suas mensagens não serem baixadas para seu computador e sim ficar disponível nos servidores das empresas detentoras desses serviços, configura a nuvem. Melhor dizendo, esses e-mails não estão sob seu controle, você não sabe exatamente onde eles estão, mas eles estão fisicamente em algum lugar, por isso dizemos que eles estão na nuvem ou vagando por aí.

Quais serviços fazem parte do iCloud?

No iCloud existe o serviço de email, contatos, Calendário, Fotos, Drive, Notas, Lembretes, Pages, Numbers, Keynote, Amigos, Buscar iPhone e Ajustes.

Esses serviços são sincronizados com o celular?

Por padrão não, mas é possível fazer. Na maioria dos casos, exceto email, é necessário fazer configurações na opção Ajustes do iPhone ou iPad para que as informações, como fotos, lembretes e outros sejam sincronizados.

É possível usar o iCloud mesmo sem ter um iPhone ou iPad?

Sim, é possível. Para isto basta acessar o site www.icloud.com e realizar seu cadastro como em qualquer outro serviço digital. Contudo pelo fato de você não ter os dispositivos móveis da Apple, não poderá fazer sincronização ou usar certas facilidades que dependeria de um dispositivo móvel.

Tenho um celular com Android ou Windows Phone. Posso usá-lo para fazer a sincronização?

Não. O iCloud funciona com o celular e tablet da Apple apenas, a saber o iPhone e iPad.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes