O que é o ENEM? Inscrição, uso da nota e como é a prova

Perguntas e respostas sobre o ENEM, quem pode fazer a prova, onde a nota poderá ser usada, como é o processo de inscrição e outras informações do maior exame educacional no Brasil.

Página Inicial

O que é o ENEM?

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova que ocorre anualmente e que tem como finalidade avaliar os alunos que terminaram o ensino médio no Brasil. Pelo menos este era o objetivo inicial da prova, mas com o tempo o ENEM ganhou outras funções e hoje ele é visto mais como um vestibular, já que boa parte das instituições de ensino superior no Brasil utilizam a nota desta prova para servir como processo seletivo.

Quem pode fazer o ENEM?

Qualquer pessoa pode fazer, inclusive para fins de autoavaliação, mas idealmente ela deve ser feita por estudantes que concluíram o ensino médio e buscam agora entrar em uma universidade pública, já que a maioria delas, especialmente as federais usam o ENEM como processo seletivo.

Posso usar o ENEM como EJA?

Existe ainda outra situação que vale a pena ser mencionado. Pessoas que não concluíram o ensino médio e desejam fazer a prova para obter a certificação, também podem e devem fazer. Neste caso é necessário informar no ato da inscrição que deseja fazer a prova para fins de certificação do ensino médio e depois tirar pelo menos 400 pontos na prova objetiva e não zerar na redação.

Qual o site oficial do ENEM?

O site oficial para inscrição e para a obtenção de outras informações é: http://enem.inep.gov.br/

Como fazer a inscrição?

Primeiro é preciso ficar atento ao período de inscrição que é amplamente divulgado pela mídia. Dentro do período definido pelo MEC, você deverá acessar o site acima e preencher as etapas de inscrição com seus dados. Geralmente as etapas são as seguintes:

  • Informações pessoais;
  • Senha;
  • Recursos e opções;
  • Situação escolar;
  • Dados Socioeconômicos;
  • Confirmação da inscrição;
  • Acompanhamento da inscrição.

Como é a prova?

Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As quatro provas objetivas são as seguintes:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Onde posso usar a nota do ENEM?

Se você quiser estudar em uma universidade federal, provavelmente ela fará a seleção de alunos por meio do SISU que utiliza a nota do ENEM. Outras instituições públicas também podem usar, como o caso da USP que já sinalizou que deve começar a usar a nota da prova para parte das vagas.

Algumas instituições particulares também usa a nota;

Se você pretende pedir financiamento do FIES ou bolsa do Prouni, também precisará da nota do ENEM.

Posso fazer a prova mais de uma vez?

Sim. Você pode fazer quantas vezes quiser, inclusive para melhorar a sua nota com a finalidade de melhorar seu nível para competir por uma vaga de determinada faculdade.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes