O que é o martelinho de ouro? Qualidade, funilaria tradicional e mais

Perguntas e respostas sobre o que é o martelinho de ouro? Como é feita a funilaria tradicional? Por que fazer o serviço com algum martelinho de ouro? Entre outras perguntas.

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O que é o martelinho de ouro?

É a denominação dada ao serviço de reparo na pintura dos automóveis, que consiste em desfazer pequenos amassados, utilizando-se técnicas e ferramentas próprias, especiais, variadíssimas e até inusitadas, buscando evitar um trabalho em funilaria tradicional, para preservar a pintura original do veículo.

Como é feita a funilaria tradicional?

O trabalho é feito de forma não tão cuidadosa como no caso do Martelinho de Ouro. Consiste, normalmente, em tentar corrigir ao máximo as imperfeições da peça, no lixamento grosso até chegar ao metal da peça danificada, emassamento, secagem, novo emassamento, mais secagem, outro lixamento com lixa mais fina, até conseguir esconder os defeitos; depois, pinta-se com primer, para proteger o metal e igualar a superfície e, se necessário, novo lixamento para receber a pintura final. Após a secagem da pintura final, é aplicado um verniz e, depois, o polimento final, para, se possível, igualar a cor da peça repintada com a cor original do restante do veículo.

Quais as vantagens?

Há casos nos quais o defeito provocado pelo acidente não pode ser resolvido sem a funilaria e pintura tradicionais mas pode ser bastante minimizado, restando, por exemplo, apenas pequenos retoques para a funilaria tradicional.

Geralmente, a diferença entre o primeiro e o segundo gira em torno de 20 a 30% (vinte a trinta por cento) do tempo gasto para o reparo. Com o martelinho de ouro, o serviço consiste em fazer a lataria voltar ao seu formato original, sem ter que lixar, desamassar, repintar, polir e envernizar toda a peça da lataria; (a funilaria tradicional envolve estas e outras etapas, o que vai fatalmente atrasar o resultado final).

Será que o preço compensa?

O preço varia bastante conforme o profissional que fará o serviço. Normalmente, gira em torno de 70% (setenta por cento) do preço da funilaria normal. Considerando que nenhuma pintura, por melhor que tenha sido feita, ficará igual à pintura original, vale a pena tentar.

Como fica em qualidade?

Você não deverá notar qualquer marca da antiga avaria, se escolher um bom profissional, além de preservar a pintura original e também a garantia do seu veículo. Esta é a qualidade esperada e que deverá ser conferida ao final.



 

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