O que é patchwork? Como é feito, quando inventaram e principais eventos

Perguntas e respostas sobre o que é Patchwork? Quando inventaram e qual a característica que chama mais a atenção no Patchwork? Vejas as respostas aqui.

Página Inicial

O que é Patchwork?

Patchwork é um trabalho artesanal feito a mão que, é feito com retalhos de tecidos, tanto que a tradução para a palavra Patchwork é : Trabalho com retalho.

Como é feito o Patchwork?

O Patchwork usa uma técnica em que une os retalhos de tecidos em diversas formas geométricas. O Patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.

Quando inventaram o Patchwork?

Segundo alguns estudos históricos, o Patchwork existe a milhares de anos, acredita-se que por volta do século IX a.C., os faraós já usavam roupas com técnicas similares. Ao passar dos anos esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para onde fica a atual Alemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais

Como o Patchwork chegou as Américas?

O Patchwork chegou as Américas (Estados Unidos e Canadá) por volta do século XVII. Foi trazida ao Brasil pelos colonizadores. Nessa época o tecido era considerado um bem extremamente precioso, e as agulhas e linhas também, tanto que as agulhas eram passadas de mãe para filha, por esse motivo as técnicas de Patchwork ganharam mais força para que fizesse o aproveitamento total de tecidos e retalhos, era comum ver colchas feitas de linho ou lã, em panos inteiros ou a partir de medalhões centrais e bordas, que permitiam o aproveitamento total de retalhos,

Qual a característica que chama mais a atenção no Patchwork?

A característica principal do Patchwork são as cores e as formas geométricas. Hoje existem sites, revistas, eventos especializados na arte do Patchwork. Em algumas regiões do Brasil acontecem eventos com exposições e vendas de peças feitas com a técnica de Patchwork.

Quais são os principais eventos no Brasil de Patchwork?

No Brasil as regiões mais adeptas ao artesanato com Patchwork são as regiões Sul, pois essas regiões foram as primeiras a receberem essa técnica pelos colonizadores. Alemães que viam ao Brasil e se instalavam geralmente nas regiões Sul do País mantinham sua tradição de fazer trabalhos de Patchwork. Os maiores eventos de Patchwork são: Encontro Gaúcho de Patchwork e Bonecos, Festival de Quilt e Patchwork em Gramado. Esses eventos recebem milhares de pessoas todos os anos.

O Patchwork é muito usado hoje como nos séculos passados?

Sim, hoje o Patchwork é usado como artesanato, ele perdeu a característica de aproveitamento de sobras que tinha. Hoje, fábricas especializadas em tecidos fabricam anualmente diversos tecidos especiais para trabalhos em Patchwork, tutoriais ensimam técnicas e combinações de cores.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes