O que é root? Windows, banco de dados e outros sistemas

Perguntas e respostas sobre o que é root e qual o papel desse superusuário de sistemas operacionais, banco de dados e outros sistemas computacionais. Tire suas dúvidas.

Página Inicial

O que é root?

O termo é usado em computação ou informática como sendo o usuário principal de um determinado sistema operacional ou outro sistema, como é o caso dos SGDB – Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados.

Todos os sistemas têm um usuário root?

Sim, mas não exatamente com este nome. Em alguns casos ele assume um nome diferente que pode ser admin, sa, principal, master, ou outro nome similar. Mas mesmo tendo nomes diferentes, existe a mesma ideia que é de ser um superusuário ou aquele que detém todos os privilégios de administração daquele sistema em si.

Qual o papel do usuário root?

Com ele é possível gerenciar todo o sistema e também criar e determinar privilégios a outros usuários. Normalmente em uma empresa, o administrador do sistema cria os usuários e determina o que cada um deles pode fazer e com isso faz o controle de acesso e uso daquele ambiente.

O Windows tem usuário root?

Sim. Quando você faz a instalação do Windows é criado um usuário que pode ter qualquer nome, mas ele terá o privilégio de Administrador. Com ele você poderá não somente gerenciar todo o Windows, como também criar outros usuários com privilégio Padrão.

Bancos de dados também tem o root?

Sim. Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) também usa o conceito de usuário root e ele é criado automaticamente na instalação do SGDB. Alguns casos como no MySQL ele tem inclusive esse nome mesmo. Em outros casos, como no SQL Server o nome do usuário principal ou superusuário é SA.

Existe uma senha padrão para esses usuários masters?

Normalmente a instalação padrão de cada um desses sistemas deixa a senha em branco ou vazia. Inclusive uma das recomendações de segurança é que a senha seja alterada para evitar de permitir o acesso sem permissão já que o usuário padrão é conhecido e a senha padrão também. Mas o ideal é consultar a documentação de cada sistema para entender como a senha é definida inicialmente naquele ambiente.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes