O que é ser feliz? É possível? Eu era feliz e não sabia

Perguntas e respostas sobre ser feliz. O que é a felicidade? Ela de fato existe? É mesmo possível ser feliz? Como a sociedade enxerga este assunto. Veja também uma bela resposta.

Página Inicial

O que é ser feliz?

Quando criança eu associava, de alguma forma, a felicidade a bens materiais, mais especialmente em carro. Como erámos pobres e morávamos em um sítio, carro era coisa para poucos e eu imagina que se um dia eu tivesse um… ai sim, seria feliz. O tempo passou, os carros vierem e estão ai na minha garagem, mas em quase nada eles agregaram felicidade. Então, a pergunta ainda continua: O que é ser feliz?

Como a sociedade enxerga a felicidade?

O padrão da sociedade não é muito diferente do conceito que eu tinha quando criança, embora hoje ele seja mais elevado do que ter apenas um carro, mas também ter muito dinheiro, bens e outros recursos materiais. Além disso a sociedade incluiu mais alguns itens na lista de felicidade, como sucesso (que pode ser no casamento, família, nos negócios, etc), fama e em muitos casos poder.

A felicidade é algo que existe? É mesmo possível ser feliz?

Eu não estou enrolando para responder no final e fazer você ler o texto todo, eu na verdade não tenho a resposta. Ou pelo menos não a tenho como as pessoas gostariam que fosse, ou seja, algo concreto e junto uma fórmula de bolo de como ser feliz. Isto não existe, mas existe um caminho e sobre este caminho, ai sim é possível afirmar com certeza que é possível ser feliz.

Que caminho é esse para ser feliz?

Já faz um tempinho que o vídeo abaixo foi publicado. Ele faz parte de um fórum muito interessante, chamado Fórum Cristão de Profissionais, idealizado pelo teólogo Ed Rene Kivitz de São Paulo. Neste fórum eles discutem a relação de trabalho sob o ponto de vista cristão. Neste vídeo é dado uma verdadeira aula de felicidade e como ser feliz. Vale muito a pena você ver.

A Tirania da Felicidade e o Mundo do Trabalho – Parte 2 from Fórum Cristão de Profissionais on Vimeo.

A Tirania da Felicidade e o Mundo do Trabalho – Uma conversa franca sobre a obrigação de ser feliz [Parte 2]: Ed René Kivitz

Eu era feliz e não sabia. O que isso quer dizer?

Quer dizer que algumas pessoas descobrem tardiamente que a felicidade que tanto buscaram era apenas ilusão e que ele desprezou coisas importantes como a família, Deus, o relacionamento sadio com amigos e pessoas próximas. Quando isso acontece geralmente surge esse pensamento de que eu era feliz e não sabia. É um dejavú, uma reflexão acerca das perdas importantes, dos momentos da infância e de algo que foi importante, mas não se deu a devida importância.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes