O que é software? Diferença para hardware, sistema e aplicativo

Perguntas e respostas sobre o que é software e as diferenças para hardware, programa sistema e aplicativo. Entenda este conceito de informática e saiba diferenciá-lo.

Página Inicial

O que é software?

Um computador, seja ele um desktop ou dispositivo móvel, é um equipamento eletrônico bastante sofisticado, contudo grande parte de sua sofisticação não está relacionado com a parte eletrônica dele e sim pelo conjunto de programas que ele usa. Esses programas são criados por engenheiros, analistas e programadores que utilizam as chamadas linguagens de programação para criar instruções para o computador a fim de realizar tarefas específicas. Esses programas são conhecidos também como software.

Qual a diferença entre software e hardware?

O hardware é toda a parte física de um computador ou dispositivo móvel. Neste caso o teclado, o monitor, o gabinete, a CPU que é o processador e conjunto de placas, mouse, entre outros. Já o software, como explicado acima são os programas que dão instruções ao hardware de como ele deverá funcionar. Algumas pessoas definem hardware como a parte física e software como a parte lógica.

Qual a diferença entre software e programa?

O primeiro é um termo em inglês e o segundo um termo em português, usados basicamente para designar a mesma coisa. Em alguns cenários muito específicos pode ser que faça mais sentido o uso de um termo do que o outro, mas na prática é a mesma coisa.

Qual a diferença entre software e sistema?

Teoricamente não há diferença e podem ser sinônimos. Contudo o termo sistema é usado em casos mais específicos e geralmente empregado em softwares mais robustos que compõe um conjunto de pequenos softwares ou mesmo que tenha sido projetado para múltiplas funções, como acontece com um Sistema de Gestão para gerenciar uma empresa. Neste caso ele tem módulos para compras, estoque, financeiro, produção, logística, entre outros. Em casos assim o termo sistema é mais empregado.

Qual a diferença entre software e aplicativo?

De novo encontramos termos sinônimos, mas como no exemplo anterior, aplicativo também é usado em cenários mais específicos, enquanto que software é genérico. O termo aplicativo ganhou força na internet e mais ainda nos dispositivos móveis como os smartphones. Nesses casos ele é usado para identificar pequenos programas ou softwares que podem ser instalados nesses dispositivos. O mesmo acontece com jogos e outros programas que podem ser acessados dentro das redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Um computador ou dispositivo pode funcionar sem um software?

Não. Todos os dispositivos requerem pelo menos o sistema operacional para funcionar e este é um bom exemplo de software. Para computadores PC é o Windows, para celulares e tables temos o Android, IOS para dispositivos da Apple ou o Windows Phone.

Quais as principais linguagens de programação usadas para criar software?

Java, C++, C#, Visual Basic, entre outros. São linguagens que usam basicamente a mesma lógica e algumas delas são mais direcionadas para cenários mais específicos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes