O que é transito e violência no trânsito no Brasil

Perguntas e respostas sobre O que é transito e violência no trânsito no Brasil. O que é trânsito? Como é feita a organização do trânsito? As leis de trânsito devem ser respeitadas somente pelos veículos?

Página Inicial

O que é trânsito?

O trânsito é a movimentação das pessoas nas ruas das cidades ou mesmo pelas estradas. Essa movimentação pode ser feita a pé, de bicicleta, carro, ônibus, etc.

Como é feita a organização do trânsito?

Com o aumento da população, o governo – responsável pela organização das cidades – teve que criar formas de evitar acidentes e deixar o trânsito com boas condições de funcionamento.
Foram criadas as leis de trânsito, os sinais de identificação utilizados no mesmo, como faixa de pedestre, local para se atravessar as ruas; semáforo, placas indicativas de velocidade, placas de ruas, etc., os quais as pessoas devem respeitar, tanto motoristas quanto pedestres. Os guardas de trânsito também auxiliam na organização do mesmo. Eles fazem a sinalização em locais que não tem semáforos ou fiscalizam lugares de grande movimento.

As leis de trânsito devem ser respeitadas somente pelos veículos?

Não. Muitos pedestres não respeitam essas leis, atravessando as ruas em lugares que não possuem as faixas de pedestre ou mesmo os semáforos, atravessando em lugares de grande movimentação dos veículos. Isso é errado, pois pode causar atropelamentos em razão da falta de sinalização e do motorista não estar muito atento.

Quais os problemas mais comuns em vias?

Um grande problema do trânsito é a falta de respeito dos motoristas de carros, ônibus com os motoqueiros. É uma das maiores causas de morte, pois os acidentes são constantes. Os motoqueiros também não costumam respeitar as leis do trânsito, cortando os carros de qualquer jeito, passando por cima das calçadas, avançando os sinais e andando em excesso de velocidade.

Quais as principais causas de violência no trânsito?

As principais causas da violência no transito são evitáveis, dentre elas, dirigir sob efeito de álcool ou de entorpecentes, trafegar em velocidade inadequada, inexperiência na direção, falta de atenção e de manutenção no veiculo são as mais conhecidas. além de que muitas rodovias estão mal sinalizadas, muitos motoristas arriscam suas vidas e de outras pessoas dirigindo embriagados, a principal causa de acidentes no Br, chegando a causar 50% das mortes.

Qual o índice de mortes causadas pela violência no trânsito?

Todos os anos milhares de pessoas em todo o mundo morrem no transito. Muitas acabam morrendo em virtude de outras que não respeitam a sinalização. Violência no trânsito é a terceira maior causa de mortes no mundo. Acidentes no trânsito são a terceira causa de morte no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas e câncer. Com base nas estatísticas, a Organização Mundial da Saúde iniciou, em 2011, a década das ações contra acidentes no trânsito.

Algumas atitudes ajudam a evitar acidentes?

Sim. Algumas atitudes ajudam a diminuir o número de acidentes e violência no trânsito:
– atravessar as ruas na faixa de pedestre,
– utilizar as passarelas próprias para os pedestres,
– não colocar cabeça ou braços para fora dos veículos,
– usar cinto de segurança,
– só atravessar a rua com o sinal aberto para o pedestre,
– não brincar nas proximidades das ruas,
– só andar pelas calçadas,
– não dirigir com excesso de velocidade,
– respeitar as placas de sinalização e os sinais,
– não dirigir após ingerir bebida alcoólica, etc.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes