O que é um Ar Condicionado? Origem, como funciona e outros

Perguntas e respostas sobre o aparelho de ar condicionado, qual a sua origem, por que ele foi criado, como ele funciona e quando se tornou popular. Veja as perguntas e respostas

Página Inicial

O que é um Ar Condicionado?

É um sistema de tratamento do ar de ambientes fechados. Através de aparelhos de ar condicionado, é possível controlar a temperatura, umidade, movimento e limpeza do ar. Esses mecanismos trabalham com filtragem, arrefecimento, umidificação, renovação e filtragem. Por “ar condicionado” entende-se, popularmente, tanto o processo de condicionamento da temperatura, como os próprios aparelhos que realizam esse procedimento. Muitas pessoas usam o termo para definir, também, o próprio ar que passa pelo processo.

Qual a origem?

Durante muitos séculos, o homem tentou criar formas de melhorar a temperatura ambiente. Na Roma antiga usavam-se sistemas de aquedutos para arrefecer. Mais tarde, inventores criaram alguns mecanismos, como o ventilador, que, embora não resolva qualquer situação, ainda é muito utilizado. Os aparelhos de ar condicionado como conhecemos surgiram há mais de 100 anos. O engenheiro americano Willis Carrier criou um método de condicionar o ar em 1902, o que possibilitou o controle da temperatura em ambientes fechados.

Como funciona?

A criação de Willis funcionava através da circulação de ar por dutos resfriados de maneira artificial. O ar condicionado tira a umidade do ar e mistura com nitrogênio gasoso. É dessa maneira que acontece o resfriamento e o ar passa a ser condicionado.

Por que foi criado o aparelho de ar condicionado?

Willis queria criar um mecanismo que tirasse a umidade em fábricas através de resfriamento de ar. A indústria nova-iorquina sofria diversos problemas no verão. A umidade dessa temporada prejudicava o resultado da produção, como impressões em papéis. Willis conseguiu controlar a umidade e a temperatura criando o primeiro ar condicionado da história.

Quando se tornou popular?

A popularidade do aparelho veio mais tarde. Por volta da década de 20, muitos estabelecimentos nos Estados Unidos passaram a utilizar o mecanismo criado por Willis. Até instituições políticas, como a Câmara dos Deputados, o Senado Americano e alguns escritórios da Casa Branca ajudaram na popularização do aparelho. A indústria cinematográfica em ascensão também colaborou, pois o utilizava em salas de cinema em dias quentes no verão. O uso doméstico do aparelho aconteceu na década de 50, quando seu criador já havia falecido.

Quais as principais marcas de aparelhos de ar condicionado atualmente?

  • Komeco
  • LG
  • Midea
  • Springer
  • Consul
  • York
  • Carrier
  • Entre outras


 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes