O que é um paradoxo? Verdade e falso paradoxo, entre outros

Perguntas e respostas sobre paradoxo. Um paradoxo pode ser uma verdade? A vida é um? Por que muitos não aceitam os paradoxos e intentam solucioná-los? Veja essas e outras respostas

Página Inicial

O que é um paradoxo?

O termo se refere a um problema, enigma ou pergunta sem resposta satisfatória Geralmente as soluções são contraditórias, ilógicas ou, em alguns casos, desmentem o próprio enunciado. Existem paradoxos em várias áreas do conhecimento humano, nas matemáticas, na lógica, na filosofia e na física. Nesta última, experimentos científicos tem comprovado, por exemplo, a natureza paradoxal da luz, que ora se comporta como onda e ora como partícula. E mesmo hoje os cientistas, com todo seu conhecimento, não podem responder se ela é onda ou partícula, porque é as duas coisas ao mesmo tempo.

Existe um falso paradoxo?

Sim, por exemplo, uma pergunta cujo enunciado é mentiroso ou que ele mesmo esteja a resposta, pode induzir a uma resultado falsa. Se pergunto: “Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão?”, a resposta, para não se contradizer, não pode ser outra senão, “branco”. Qualquer outra cor entraria em contradição e geraria um paradoxo, um falso paradoxo.

Por outro lado, o fato de um problema ser de difícil solução ou mesmo insolúvel não necessariamente é um paradoxo.

Como saber se uma afirmação é um paradoxo?

Usando a lógica como ferramenta muitas idéias podem ser questionadas. Muitos pensadores influenciados pela filosofia defendem, por exemplo, a idéia de que a “verdade absoluta” sobre a natureza, a vida, o universo, Deus, etc, é inalcançavel. Ora, se eles mesmo defendem essa idéia como “verdade” e ao mesmo tempo afirmam que a “verdade” é inatingível, há nisso uma grande contradição. Eis aí um paradoxo!

Um paradoxo pode ser uma verdade?

Sim. A matemática está cheia de comprovações de aparentes “absurdos”. Por exemplo, já foi comprovado que existem infinitos maiores que outros infinitos. Você talvez se lembre que entre dois números naturais, como 1 (um) e 2 (dois) existem infinitos números, que entre 2 (dois) e 3 (três) também existem infinitos números. Será que entre o 1 (um) e o 3 (três) há um infinito maior, formado pela soma de dois infinitos?

A vida é um paradoxo?

Alguns filósofos afirmam que sim, outros que não. O ser humano, por sua natureza curiosa, sempre busca entender a si mesmo e ao mundo e nessa busca,contudo, muitos encontram verdadeira satisfação. A felicidade de percorrer os caminhos, sem nunca chegar ao fim, já é para muitos, em si, prazeroso. No mundo complexo em que vivemos é compreensível que haja uma incessante busca pelo sentido da vida. De fato, muitos se empenham ou mesmo se dedicam por sua fé, religião, filosofia, trabalho, relacionamentos, “missão”, na procura às respostas aos paradoxos da vida.

Os paradoxos podem ensinar algo sobre a vida?

Sim, que a vida e a natureza são fascinantes e que desafiam a toda hora o intelecto humano. Os paradoxos ensinam que a longa jornada do homem para compreender a si mesmo e o universo torna a vida mais prazerosa. O mundo moderno, com toda a sua ciência e tecnologia, é consequência da grande e infinita caminhada intelectual do homem na face da terra.

Por que muitos não aceitam os paradoxos e intentam solucioná-los?

Por que são pessoas de mentes inquietas, que desafiam a si mesmas, que intentam superar limites, que anseiam desbravar outros territórios, descobrir outras realidades. Assim sempre caminhou a humanidade.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes