O que é um purê de batata? Quais as formas de preparo e mais

Perguntas e respostas sobre o que é um purê de batata? Quando as pessoas começaram a comer batatas? Quais são as formas de preparo deste popular e tradicional prato.

Página Inicial

O que é um purê de batata?

Purê de batata é um purê feito de batata e outros ingredientes, esses outros podem ser margarina, ovos e leite. Geralmente o purê de batata serve acompanhamento no prato principal, na maioria das vezes ele acompanha carnes como boi ou peixe e em alguns casos é usado até no cachorro quente. Pode ter sua consistência mais líquida ou mais pastosa, depende do gosto de quem faz.

Não se tem uma data certa, mas provavelmente foi por volta de 1700, quando as pessoas começaram a ter a batata como parte da alimentação.

Quando as pessoas começaram a comer batatas?

Provavelmente por volta de 1700 na França. O então rei da França Luiz XV foi informado que uma multidão de famintos pretendia invadir o Palácio de Versailles em busca de comida, não havia comida o suficiente para alimentar todos. Na época as ninguém comia batatas, mas o chef do palácio Antoine Parmentier sempre dizia que o consumo da batata era prazeroso. Assim no dia do grande banquete e preparou várias receitas tendo como ingrediente principal a batata, e todos se fartaram, mas só no outro dia eles souberam que tinham comido batatas, após esse dia Luiz XV deixou que Antoine Parmentier cultivasse batatas.

O purê de batata é popular no Brasil?

Sim, é um prato que sempre está na mesa dos brasileiros. Esse sucesso existe porque ele é simples de se fazer, e combina com os outros tipos de comida que os brasileiros geralmente comem.

Quais são as formas de preparo?

Existem inúmeras formas de preparo para o purê de batata. A mais popular consiste em batata, ovos e margarina, mas outros ingredientes podem acompanhar, como molhos, orégano, e legumes. O purê de batata pode ter também várias texturas, na maioria das vezes ele tem uma textura mais grossa e pastosa.

Ele faz bem para a saúde?

Pode fazer sim, pois a batata é rica em carboidratos, amido e potássio. A batata também é rica em vitaminas C, E e K, além de trazer benefícios para a pele e para o cérebro. Mas temos que lembrar que tudo em exagero pode trazer consequências ruins.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes