O que foi a proclamação da república? Quando e como aconteceu

Perguntas e respostas sobre o que foi a proclamação da república? Quando e como aconteceu este fato histórico? O que é uma república federativa presidencialista, plebiscito de 1993 e outros

Página Inicial

O que foi a proclamação da república?

A proclamação da república foi um movimento militar que levou o Brasil ao sistema republicano presidencialista derrubando a monarquia constitucionalista vigente no Brasil. Com o fim do reinado do imperador Dom Pedro I, o Brasil passa a se desprender totalmente de Portugal politicamente e elege seu primeiro presidente.

Quando aconteceu?

O fato ocorreu em 15 de novembro de 1889. No mesmo dia, foi instaurado um governo republicano provisório que tinha como presidente Marechal Deodoro da Fonseca; como vice-presidente Marechal Floriano Peixoto; e como ministros como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro

Como aconteceu o fato?

Devido a grande insatisfação com o modo de governo monarquista, um grupo de militares brasileiros, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, se reuniram na Praça da Aclamação (hoje chamada de Praça da República) e destituíram o Imperador Dom Pedro II ali mesmo no Rio de Janeiro, capital do país na época.

A proclamação da república é legítima?

Em diferentes pontos de vista, a proclamação da república no Brasil. Considerando o código Criminal Penal Brasileiro, já ativo em 1889, os republicanos cometeram o crime previsto no artigo 87, que consiste em quem conseguir destronizar o imperador ou ações que privem sua liberdade ter prisão perpétua. Alguns viram o movimento como um movimento limitar e não civil, o que levou Deodoro da Fonseca proporcionar um plebiscito, que só ocorreu 104 anos depois, em 1993.

O que foi o plebiscito de 1993?

Em 1993 ocorreu um plebiscito no Brasil para legitimar a forma de governo vigente no país (republicano e presidencialista) como uma vontade da população. Foram um total de aproximadamente 100 mil votos para esta decisão. O regime republicano vence o monárquico com 86,6% dos votos e o presidencialismo vence o parlamentarismo com 69,2% dos votos.

O que é uma república federativa presidencialista?

Um exemplo de uma república federativa presidencialista é o Brasil, formado pela união de todos os estados e municípios dentro de se território em que todos seguem as leis estabelecidas pela constituição brasileira. Em uma republica presidencialista o chefe de estado e chefe de governo (presidente) é eleito pelo povo, e por ser federativa permite aosestados ter autonomia política.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes