Óculos de grau. Como são feitos e quando foram inventados

Perguntas e respostas sobre o que são óculos de grau? Qual a diferença entre óculos de grau e óculos de sol? Como eles são feitos e quando foram inventados? Veja as respostas.

Página Inicial

O que são óculos de grau?

Óculos de grau são objetos utilizados na região dos olhos, com lentes colocadas em armações próprias, feitas por profissionais, que servem para corrigir problemas de vista ocasionados pelo tempo, por maus hábitos, ou mesmo que tenham vindo com o nascimento.

Quando foram inventados os óculos de grau?

Acredita-se que em meados dos anos 1000 d. C., os óculos já fossem utilizados em formas mais rústicas. No século 1 d.C, as primeiras formas de óculos eram feitas de cortes finos de pedras semi preciosas que originavam o grau para perto. Com o tempo, passaram a ser modificados e aperfeiçoados, sendo utilizados por todos e não apenas por nobres e estudiosos, que eram contemplados por passarem mais tempo em bibliotecas e estudando na época.

Qual a diferença entre óculos de grau e óculos de sol?

Os óculos de grau possuem lentes corretoras, desenvolvidas de pessoa para pessoa de acordo com os problemas que devem ser corrigidos, já os óculos de sol consistem em lentes escuras que protegem as vistas dos raios solares e dos possíveis danos que os mesmo podem causar se os olhos forem muito expostos.

Quais as funções dos óculos de grau?

As funções dos óculos são de correção, podendo variar de um caso para outro. Existem diversos tipos de problemas de visão e os óculos podem resolvê-los se feitos por profissionais competentes. Atualmente as armações são facilmente encontradas em diversos modelos, sendo considerados acessórios que complementam o visual, em várias cores, tamanhos e estilos, entretanto, a função principal é clínica, de saúde e não de acessório.

Como são feitos óculos de grau?

Os profissionais da física desenvolvem lentes, através da física ótica, capazes de corrigir problemas de vista, dos mais simples, aos mais complexos, estando em diferentes graus de pessoa para pessoa, assim, conforme o problema do paciente, a lente é feita sob medida e colocada na armação de escolha do cliente, que o utiliza de acordo com a recomendação médica.

Como é possível utilizar óculos de grau?

Os óculos de grau são prescritos por médicos, profissionais capacitados, especializados em oftalmologia. Quando alguém vai até o oftalmologista e este confirma que o paciente necessita da utilização de óculos, uma receita é passada ao cliente pelo médico e os óculos serão feito em uma loja especializada.

Existem óculos de grau para crianças?

Sim. Existem problemas de visão que podem ocorrer em crianças, o que possibilita o uso deste objeto por crianças. Não são todas que utilizam e o número não é tão grande quanto em adultos, porém algumas utilizam, até mesmo bebês, em casos extremos e graves utilizam óculos adaptados.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes