Pão francês. Receita, ingredientes e apelidos no Brasil

Perguntas e respostas sobre pão francês, quais os nomes e apelidos que ele tem nas diferentes partes do Brasil. Quais os ingredientes tradicionais usados para preparar este alimento.

Página Inicial

Por que e chamado pão Frances?

A receita de pão francês, surgiu no Brasil no começo do século XX e antes de 1914, data de início da Primeira Guerra Mundial.

Ele não tem muito a ver com os pães da França e o seu surgimento foi uma tentativa de reproduzir um pão que era muito popular na cidade de paris na época, era com formato curto, cilíndrico, e seu miolo era branco a casca dourada, mais não saiu nada igual a ele acabou tornando-se diferente por conter gordura na massa e açúcar.

Como ele teve origem no Brasil?

A elite brasileira da década de 1910, se via obrigada a ir para Paris uma vez por ano,para garantir seu vinculo com a atualidade mundial. A república brasileira recém instalada pretendia inaugurar uma nova era no pais, e por conta disso tentou minimizar o que lembrasse do antigo império da colonização portuguesa. Favorecendo aos costumes de Paris, a moda o jeito para consumir bebidas em mesas pelas calçadas. No Rio de janeiro cresceu o numero de cafés e confeitarias que reproduziam costumes francês da elegância.
Então os padeiros pelo que falaram os viajantes criaram uma receita chamada de Pão Francês.

Quais os apelidos dele no Brasil?

O nosso pão francês é um dos melhores do mundo e alguns estrangeiros vem até o Brasil para copiar a receita, do pão francês, mais eles chamam de pão brasileiro. Em São Paulo chamam de pãozinho, no Maranhão pão massa, no Rio Grande do Sul e conhecido por cassetinho, Pará é pão careca, Sergipe é Filão ou pão Jacó, na Paraíba pão aguado, Ceará conhecido por pão de sal ou carioquinha.

O que pode se fazer com o pão francês?

É perfeito para receber uma camada de manteiga ou de queijo, pode ser feitas inúmeras preparações com esse tipo de pão, saborosas tortas salgadas na culinária do dia a dia às doces rabanadas que marcam presença em nossas mesas na época de Natal.

Na sua composição é utilizado farinha de trigo, fermento para pão, um pouco de sal, açúcar, e alumas colheres de sopa de margarina.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes