Parede de gesso ou drywall. Umidade, sobrecarga e outros

Perguntas e respostas sobre a Parede de gesso ou drywall. O que ele significa e em que situações é indicado as paredes de drywall? A parede suporta umidade e sobrecarga?

Página Inicial

O que significa drywall?

Drywall é a junção de duas palavras em inglês: dry (seco) e wall (parade), com isto o significado de drywall é literalmente parede seca, isto porque é um método de construção que une placas de gesso já prontas em estruturas de aço galvanizado e portanto é uma construção rápida, sem sujeira e sem necessidade de água (massa).

Em que situações é indicado as paredes de drywall?

Geralmente para paredes internas de uma casa, escritório, divisões em prédios comerciais, como galpões, barracão e outros. Pelo fato de não precisar quebrar nada, nem fazer muita sujeira, não é preciso interromper as atividades de um local para a sua construção.

Paredes de gesso podem ser sofrer sobrecarga?

Não. A estrutura desta parede é usada como fechamento e ela não é estrutural, portanto ela deve ser feita preferencialmente onde já esteja pronto a estrutura e ela seria usada apenas como fechamento ou divisão de um espaço com o outro.

Drywall suporta umidade?

Como todos sabem o gesso não pode sofrer umidade, pois ele vai absorver a água. As paredes de drywall são contudo resistentes a umidade, embora seja recomendado a impermeabilização delas em locais sujeitos a contato com a água, fato este que também é indicado para outros tipos de parede feitos com outros materiais de base cerâmica ou concreto.

As paredes de gesso podem ser pintadas ou receber revestimentos?

Sim. Uma vez prontas, sua superfície poderá ser pintada como em qualquer outra parede, também é possível a colocação de revestimentos cerâmicos e outros acabamentos. Assim como qualquer parede é necessário a preparação da mesma e em alguns casos usar materiais adequados a este tipo de superfície.

Para que serve a parede dupla com drywall?

Em alguns locais, os arquitetos utilizam o drywall para criar uma parede dupla, ou seja, criar uma segunda parede ao lado da já existente. Este recurso é útil para promover o isolamento acústico ou mesmo para fins de decoração de um ambiente. Também pode ser usado para evitar o aquecimento de um ambiente já que entre uma parede e outra pode ser usado materiais acústicos ou térmicos, como isopor, por exemplo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes