Pastel de belém. Origem, modo de preparo da massa e do receio

Perguntas e respostas sobre pastel de belém. Qual a origem, modo de preparo da massa e do receio e quem pode fazer os pastéis de belém? Veja as respostas

Página Inicial

O que é pastel de belém?

Pastel de belém é uma especialidade das doçarias portuguesa.

Qual a origem dos pasteis de belém?

Diz a lenda que em um mosteiro que ficava próximo a o Belém e a Lisboa, alguns monges colocaram a venda esses pastéis para arrecadar dinheiro, como muitos turistas passavam por lá para ir a Torre de Belém, os pastéis começam há ser mais conhecidos virando assim uma iguaria do local.

Onde podemos encontrar os pastéis de belém?

Hoje podemos encontrar o pastéis de belém em diversos lugares, como:
Padaria;
Doceria;
Restaurantes;
Cafeterias;

Quais os ingredientes do pastel de belém?

250 g de farinha de trigo
Água com uma pitada de sal
150 g de manteiga ou margarina
1 gema
80 g de maizena
1 litro de creme de leite
12 gemas
300 g de açúcar
Baunilha líquida
Casca de limão (raspas)

Qual o modo de preparo da massa do pastel de belém?

Sobre o mármore, faça um monte de farinha, faça um buraco no meio e coloque uma gema e água o suficiente para obter uma massa maleável e que não grude nas mãos.
Abra a massa e cubra com com 50 g de manteiga ou margarina, dobre de maneira que de paraa obter três camadas de massa (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima), e repita essa operação mais duas vezes, sempre espalhando 50 gramas de margarina ou manteiga
Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole e corte em fatias de 2 centímetros de grossura (aproximadamente), coloque essa massas em uma forma de empada, forrando fundo e também as laterais.

Qual o modo de preparo do receio do pastel de belém?

Coloque em uma panela junte a maisena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar, leve tudo ao fogo até ferver, mexendo sempre para não empelotar. Após a fervura adicione o resto do açúcar, a baunilha líquida e as raspas de limão, mexa novamente até ferver novamente, retire do fogo e coloque sobre a massa já nas forminhas, leve ao forno pré aquecido até que as massas fiquem secas.

Quem pode fazer os pastéis de belém?

Qualquer pessoa que goste de cozinhar, ou que simplesmente que agradar a família e amigos. Podendo também transformar em fonte de renda essa deliciosa iguaria.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes