Patrimônio líquido, reserva capital, capital social e mais

Perguntas e respostas sobre patrimônio líquido. Como funciona a correção monetária e a reserva de capital? Como são tratados os prejuízos acumulados e a reserva de lucros.

Página Inicial

O que é patrimônio liquido?

Traduzido para o português significa ter um capital próprio, onde tem um capital onde os capitalistas ou sócios poção ter em um determinado momento, o que determina o patrimônio liquido é o valor dos ativos e passivos o valo é dividido pelo dono do capital e os sócios que fazem parte da atividade atual.

No Brasil é dividido em capital social, onde sócios podem fazer parte com compra de ações e lucros, reserva de capital, para que cada um ganhe a parte justa pela qual adquiriu exemplo se um sócio comprou 30% ele terá direito a receber o lucro dos 30% não do ganho total que o patrimônio liquido ira gerar, ajustes de avaliação patrimonial, onde poderá valorizar ou diminuir seu valor, prejuízo acumulado se o acionista adquirir ações de um patrimônio liquido e esse patrimônio tiver algum prejuízo que está acumulado ele ira pagar uma porcentagem de acordo com o tamanho da fatia do capital que ele adquiriu.

O que é capital social?

É o investimento que foi realizado na sociedade por meio dos acionistas e proprietários. Diante das leis brasileiras o capital passara por aprovações de diminuição ou aumento do mesmo, dependendo das mudanças o capital liquido pode adquirir tipos de forma de cotas.

Como funciona a correção monetária?

É o nome que se dá nos ajustes financeiros e contábeis para demonstrar a aquisição de preço da moeda que está em circulação no pais.

Como funciona a reserva capital?

É um saldo disponível que não pode ser distribuído a quem fez investimentos no patrimônio, isso é compensado com lucros acumulados se caso não houver mais saldo reserva disponível para o fim que não seja representado por receita ou ganhos.

O que é reserva de lucros?

É uma apropriação de lucros feita pela companhia, para garantir a saudê e segurança financeira da companhia em razão de evitar uma quebra ou falência essa reserva são de lucros que não foram passadas aos acionistas.

Como são tratados os prejuízos acumulados?

Os prejuízos são um remanescente saldo das percas em valor liquido, e das partes ainda não distribuídas, que já estão aprovados para constar no patrimônio liquido na data em que for realizado o balanço.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes