Paulistão – Campeonato Paulista de Futebol. História, polêmicas e mais

Perguntas e respostas sobre o que é o Paulistão. Quem é o maior artilheiro de todos os tempos do campeonato paulista? Quais foram as maiores polêmicas e os clubes com mais títulos.

Página Inicial

O que é o Paulistão?

O Paulistão, ou simplesmente denominado Campeonato Paulista de Futebol, é a competição de futebol mais antiga disputada no Brasil e também é conhecido por ser o campeonato regional mais disputado do Brasil , bem como do mundo (talvez). Por ter um alto nível de times grandes e ter uma organização exemplar, segundo alguns especialistas de futebol tendo a melhor organização dos campeonatos do Brasil, superando até mesmo o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Qual a Sua História?

O primeiro campeonato paulista de futebol foi disputado em 1902, a Liga Paulista de Futebol foi criada por Charles Miller, o criador do futebol, e o seu primeiro vencedor foi o São Paulo Athletic Club, e o time mais forte sempre foi o Clube Atlético Paulistano,que conquistou 11 títulos até 1929, porém a popularização do futebol no final dos anos 1910, surgiram os principais times, o Corinthians, oriundo do Corinthian Casuals, time inglês que fez excursão ao Brasil, e o Palestra Itália, que futuramente mudou de nome para Palmeiras.  Com o passar dos anos, o domínio se transitou a alguns clubes, até os anos 50 o Corinthians dominou, até ficar 23 anos sem título, dai o Palmeiras e o Santos dominaram os campeonatos até 1977, quando o Corinthians saiu do jejum e voltou a ter o domínio.

Quem é o maior artilheiro de todos os tempos?

O Maior goleador de todos os tempos do campeonato foi Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé, tanto em uma edição só, foram 58 gols no Paulistão de 1958, como em todos os tempos, fora a artilharia em 9 campeonatos seguidos entre 1957-65. Com a incrível marca segundo o site oficial do Santos, de 470 gols em campeonatos paulistas, um recorde insuperável e praticamente impossível de bater, devido os formatos curtos do campeonato paulista na atualidade.

Quando o Paulistão começou a ter importância no futebol?

A partir principalmente da 2ª metade dos anos 40, onde os clubes paulistas começaram a ter jogadores de seleção brasileira, mas a partir da era Pelé, onde muitos jogadores de clubes paulistas e principalmente do Santos, como Zito, Pelé, Pepe, Coutinho, Gilmar, Lima entre outros. A partir dai a CBD começou a organizar campeonatos nacionais e eles passaram a competir com os torneios estaduais pela atenção dos torcedores. Demoraria, porém, um certo tempo para que a competição paulista perdesse seu espaço e muitos campeonatos ainda entrariam para a história do futebol brasileiro.

Quais foram as maiores polêmicas da competição?

Foram muitas,em 1971 na final Palmeiras e São Paulo, Leivinha marcou um gol legítimo de cabeça porém o juiz Armando Marques anulou o gol marcando toque de mão, tirando o título do Palmeiras. Em 1973, o mesmo juiz protagonizou uma das maiores lambanças da história do futebol, na decisão por pênaltis, o Santos vencia a Portuguesa por 2 a 0 e ainda teríamos 2 cobranças, porém o juiz errou nas contas, e deu a vitória pro Santos, porém minutos depois ele viu o erro que fez, chamou os jogadores da Lusa de volta mas era muito tarde, a solução foi a divisão do título entre as 2 equipes, só que dizem as más línguas que a taça foi cortada ao meio pra dividir aos 2 clubes, mas essa história nunca se confirmou.

Quem foi o maior campeão?

Até o início de 2017, o maior vencedor do certame em todos os tempos é o Corinthians com 27 títulos, em seguida empatados, aparece o Palmeiras e Santos com 22 taças, logo depois vem o São Paulo com 21 conquistas e em seguida vem o Paulistano com 11 taças, embora este clube não jogue profissionalmente há muitas décadas.

Qual a importância deste campeonato para o futebol brasileiro?

A importância do futebol paulista para Brasil é que como São Paulo é a força motriz do futebol nacional, com o maior número de jogadores cedidos a Seleção Brasileira, mostra que através desse campeonato, a visão e reconhecimento para os olhos de todos os amantes de futebol do Brasil, mostram que o torneio é uma vitrine para muitos jogadores que querem buscar um lugar ao sol, tanto que a grande maioria dos gênios do futebol nacional já jogaram o campeonato, como Pelé, Garrincha e Neymar.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes