Petróleo. Como ele se forma e seus usos? Onde tem mais petróleo e o que é OPEP

Perguntas e respostas sobre o que é petróleo? Como ele se forma e quais os seus usos? Qual o local com mais produção de petróleo no mundo? O que é a OPEP? Veja essas e outras respostas

Página Inicial

O que é petróleo?

Petróleo é um óleo formado pela junção de vários óleos, com densidade menor do que 1. Altamente inflamável, sua composição é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio.

Como ele se forma?

O petróleo é formado pela decomposição de variadas composições orgânicas. Graças ao movimento do planeta Terra de separação dos continentes, erupção de vulcões e etc, o petróleo é formado da decomposição dos restos animais e vegetais que são depositados na crosta, com a ajuda do calor e da pressão exercida pelas rochas. Geralmente a formação de petróleo leva de 1 a 400 milhões de anos.

Quais os seus usos?

O petróleo é uma matéria prima que gera vários produtos de diferentes tipos. Os principais são: Gasolina, parafina, gás natural, asfalto, querosene, GLP, combustível de aviação, nafta petroquímica, solventes e óleos combustíveis, lubrificantes ou diesel.

Quais as principais empresas de produção de petróleo?

As empresas que mais produzem são, na ordem: Saudi Aramco (12 milhões de barris por dia) – Arábia Saudita, Gazprom (8,3 milhões de barris por dia) – Rússia, Companhia Nacional de Petróleo do Irã (6 milhões de barris por dia) – Irã, Exxon Mobil (4,7 milhões de barris por dia) – Estados Unidos, Rosneft (4,7 milhões de barris por dia) – Rússia, Petrochina (4 milhões de barris por dia) – China, BP (3,7 milhões de barris por dia) – Reino Unido, Royal Dutch Shell (3,7 milhões de barris por dia) – Reino Unido, Pemex (3,6 milhões de barris por dia) – México, Kuwait Petroleum (3,4 milhões de barris por dia) – Kuwait.

Qual o local com mais produção de petróleo no mundo?

Os países que mais produzem são, na ordem: Estado Unidos (11,64 milhões de barris por dia), Arábia Saudita (11,5 milhões de barris por dia), Rússia (10,83 milhões de barris por dia), Canadá (4,3 milhões de barris por dia), China (4,24 milhões de barris por dia), Emirados Árabes (3,71 milhões de barris por dia), Irã (3,61 milhões de barris por dia), Iraque (3,28 milhões de barris por dia), Kuwait (3,12 milhões de barris por dia) e México (2,78 milhões de barris por dia).

O que é a OPEP?

A OPEP é uma organização fundada pelos países que mais produzem petróleo com o objetivo principal de controlar a economia petrolífera. Para isso, a organização regula diversos fatores, como: definir estratégias para a produção, compartilhar conhecimentos e análises do mercado mundial do petróleo, controlar volume da produção e controlar preço do petróleo além de estabelecer uma política petrolífera comum a todos os países produtores.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes