Planalto. Como eles são formados, tipos e os mais altos do mundo

Perguntas e respostas sobre qual o conceito de planalto? Como eles são formados e quais são os tipos? Quais são os planaltos mais altos do mundo? Veja essas e outras respostas

Página Inicial

Qual o conceito de planalto?

Os planaltos, em um sentido mais geológico e geográfico, também conhecido como platôs, são superfícies planas e elevadas, ou pelo menos com poucas ondulações, entalhadas por vales encaixados, o que presume uma certa altitude acima do nível do mar. Planalto também, em um sentido mais governamental, é o nome que se dá à sede do Poder Executivo Federal, onde se localiza o Gabinete Presidencial do Brasil. É mais propriamente chamado de Palácio do Planalto, mas também é conhecido como Planalto Central.

Como os planaltos são formados?

Dentre as mais relevantes, existem três tipos de formação dos planaltos: Através da ressurgência de magma vulcânico, que é quando o magma ascende do manto terrestre de modo que o chão inche para cima, produzindo áreas largas e planas de rochas elevadas

Através da extrusão de lava, que é quando a lava se espalha a partir de fissuras e áreas fracas na crosta terrestre.

E através da erosão do solo por água, que é quando a água vai modelando o solo rochoso, de modo a ficar com uma área plana mais elevada que a área circundante.

Quais são os tipos de planaltos?

Quanto à sua formação geológica, há três tipos principais de planaltos: o planalto sedimentar, que é o formado por rochas sedimentares; o planalto basáltico, que é o formado por rochas vulcânicas, e o planalto cristalino; que é o formado por rochas cristalinas.

Existem planaltos submarinos?

Sim, existem planaltos submarinos (ou oceânicos). Eles surgem pelo afundamento ou pela inundação de planaltos que, a tempos atrás, se encontravam emergidos. As Ilhas Seychelles são um ótimo exemplo desse tipo de planalto, que ocupam um território separado do continente pela água.

Quais são os planaltos mais altos do mundo?

Os planaltos do mundo que se encontram a uma maior altitude são o Planalto do Tibete, a mais de 4000 metros de altitude, e o Altiplano Andino, a mais de 3000 metros de altitude. Em comparação com o terreno circundante, os tepuis da Venezuela, do Brasil e da Guiana são os planaltos mais altos, com paredes verticais de mais de um quilômetro de altitude.

Onde fica o Palácio do Planalto?

O Palácio do Planalto fica na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A inauguração do Palácio do Planalto foi em 21 de abril de 1960 sendo lá o centro das comemorações da inauguração de Brasília. O Palácio marca a história brasileira por simbolizar a transferência da Capital Federal para o centro do País, promovida no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes