Plantas de casas com 3 quartos. Exemplos e dicas para projetos

Perguntas e respostas sobre plantas e projetos de casas. Casas de 3 dormitórios são mais valorizadas do que de 2 quartos? Onde encontrar exemplos e quais as dicas para projetos.

Página Inicial

O que são plantas de casas?

São representações em formato gráfico dos espaços, dimensões e outras características que a futura casa terá. A planta é uma forma do arquiteto ou engenheiro mostrar para o cliente como será a sua futura casa e quais mudanças precisam ser feitas para adequar à necessidade do mesmo.

Plantas e projeto é mesma coisa?

Não. Uma planta é uma parte de um projeto, já que este envolve uma série de plantas e outros documentos técnicos. Um projeto é algo bastante amplo e leva em consideração a questão do espaço, dimensões, uso do terreno e solo, iluminação, ventilação, bom gosto, etc.

Casas de 3 dormitórios são mais valorizadas do que de 2 quartos?

É possível que sim, muito embora exista muita procura também por casas de 2 dormitórios. Contudo as casas de 3 quartos são muito valorizadas exatamente pelo padrão familiar brasileiro requerer isso, já que é comum as famílias serem compostas por pelo menos 2 filhos, além do pai e mãe, naturalmente.

Onde encontrar exemplo de plantas de 3 quartos na internet?

Existem alguns sites que vendem projetos de casas ou disponibilizam, ainda que para consulta, plantas de seus imóveis. Abaixo alguns exemplos:

Há também a possibilidade de usar o sistema do Google para fazer uma busca refinada em toda a internet. Veja alguns exemplos abaixo:

Posso eu mesmo fazer um projeto de uma casa ou preciso de um arquiteto ou engenheiro?

Você pode fazer, mas acredito que o ideal seria contratar um engenheiro ou arquiteto para conseguir um resultado profissional e de boa qualidade. Especialmente os arquitetos são capacitados para pensar o projeto como um todo e oferecer soluções adequadas para cada caso.

Quais as dicas para fazer um projeto de uma casa?

Não tenha pressa. Discuta bem o projeto e tenha certeza de que todas as etapas estão definidas e claras para todos os envolvidos;

Pense em valorização do imóvel e não apenas no que você precisa de imediato. Se um dia for vender o imóvel, o mesmo precisará ser atrativo para os compradores da mesma forma que é para você;

Converse com outras pessoas e ouça o que elas têm a dizer, especialmente por quem já tem experiência de construção de casas;

Contrate um bom arquiteto, pois ele é o profissional que poderá ajudar a encontrar o melhor modelo e a melhor maneira de construir;

Ao decidir por uma planta de 3 ou 2 dormitórios, procure entender sua necessidade e as tendências do mercado local.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes