Primeiro emprego e oportunidade de trabalho. Tira-dúvidas

Perguntas e respostas sobre o primeiro emprego, as oportunidades de trabalho e dificuldades por quem está entrando no mercado de trabalho. Tira-dúvidas sobre o assunto.

Página Inicial

É muito difícil para uma pessoa conseguir o primeiro emprego?

O primeiro emprego é marcado pela inexperiência do candidato e por isso pode ser que em alguns casos exista maior dificuldade, haja visto que as empresas têm sido muito exigentes quanto ao requisito de experiência. O ideal é buscar empresas que oferecem oportunidades para aprendizes, pois assim é possível aprender e ganhar experiência para melhorar de cargo ou buscar outras oportunidades de trabalho.

Quais os problemas enfrentados por quem está buscando o primeiro emprego?

Como citado acima, creio que o principal seja exatamente a falta de experiência e isto acontece não só no aspecto de habilidade para o trabalho como também na questão da comunicação com as pessoas, sejam elas falada, escrita ou outras. É muito importante ficar atento nesta questão da comunicação e pode ser este um dos principais problemas que o candidato venha a enfrentar.

Creio que outra dificuldade possa estar relacionada à falta de vagas para pessoas que estejam procurando o primeiro emprego.

Por que falta tanta oportunidade de emprego para os jovens?

Sou professor na educação profissional e vejo certa dificuldade para quem está tentando entrar no mercado de trabalho. É irônico em alguns casos em que há oferta de estágio, por exemplo. Em muitos casos as exigências não são para iniciantes e sim para profissionais. É complicado isso e creio que falte um pouco de sensibilidade das empresas nesta questão.

Existem cursos para ajudar pessoas a encontrar o primeiro emprego?

Existem sim. O Senac, por exemplo, desenvolve algumas formações em parceria com empresas ou prefeituras para qualificar os aprendizes para o mercado de trabalho. Acho que na maioria das cidades de médio e grande porte existem também várias iniciativas públicas e privadas para os chamados “menores aprendizes”. São agências que oferecem cursos e encaminham para o mercado de trabalho visando criar oportunidades para esses aprendizes. Informe-se na prefeitura da sua cidade.

Existem diferenças de oportunidades de emprego para homens e mulheres?

Muito provavelmente sim. É difícil responder por o Brasil é enorme e existem empresas de todos os tipos. Naturalmente que é preciso levar em conta o tipo de empresa e o segmento em que cada uma atua. Acho que no comércio as coisas são mais iguais entre homens e mulheres, já na indústria é possível que exista mais opções para homens. Mais isto é só um palpite.

Quais as dicas para quem está entrando no mercado de trabalho?

Procurar se preparar da melhor forma possível através de cursos, como os citados acima. Além disso preparar-se no sentido de desenvolver boa comunicação, postura séria, evitar comportamentos deselegantes ou inadequados para o ambiente de trabalho.

Outra dica muito importante para jovens, em especial é o cuidado com o uso do celular, pois ele pode passar uma imagem ruim, por isso, evite em dias de entrevista e especialmente no ambiente de trabalho.

É possível criar oportunidade de emprego?

Sim. Criar oportunidade de emprego é ir além do esperado e embora seja muito difícil para aprendizes, creio que existem chances de isto acontecer. Pense em algumas habilidades que você tem, talento natural ou dom. Existem pessoas que não são contratadas, mas elas se contratam naturalmente.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes