Profissão de aeromoça ou comissário de bordo

Perguntas e respostas sobre a profissão de aeromoça. O que ela faz e qual a formação necessária. Mas basta fazer o curso para conseguir a licença de comissário de voo (CMS)?

Página Inicial

O que uma Aeromoça faz?

A aeromoça é a profissional responsável por atribuir maior conforto, comodidade e segurança aos passageiros de um voo. Sua função é permitir um ambiente tranquilo aos passageiros, de forma com que o voo possa ser prazeroso a todos. As aeromoças são as profissionais que garantem a segurança a bordo, estando preparadas para situações de emergência que exigem sua responsabilidade e conhecimento.

Qual a formação necessária para ser aeromoça?

Para que mulheres possam executar a profissão de aeromoça é necessária que ela tenha no mínimo 18 anos e tenha o ensino médio completo. A partir disto é preciso que ela frequente uma Unidade de Instrução Profissional com o objetivo de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática que está estabelecido no Manual do Curso de Comissário de Voo, com carga horária total de até 138 horas.

Mas basta fazer o curso para conseguir a licença de comissário de voo (CMS)?

Não. Para conseguir a licença a candidata deve realizar diferentes provas que fazem parte do exame da Anac, sendo que após a sua aprovação será possível ingressar em uma empresa aérea para ter acesso a informações referente aos aviões, estágio de voo, exame prático aplicado por profissionais da Anac e caso seja aprovada terá a sua licença e Certificado de Habilitação Técnica (CHT) da empresa área que a contratou.

Qual a média de salários para exercer a profissão de aeromoça?

Depende basicamente da companhia área do qual a profissional trabalha, mas em média o salário é muito atrativo, com ganhos iniciais de R$ 2.500. Além disso, também há os benefícios e possibilidades de conhecer as mais variadas cidades espalhadas em todo o mundo. Vale destacar que algumas companhias oferecem o benefício de isentar o pagamento de passagens para viagens a lazer das aeromoças.

Quais as principais atividades exercidas por uma aeromoça?

Existem algumas, sendo que as principais seriam checar todos os equipamentos de segurança de uma aeronave, oferecer comida, bebida, travesseiros e cobertores aos passageiros, além de encaminhá-los aos seus lugares, ensinar como utilizar os equipamentos de segurança, verificar se todos os passageiros estão nas poltronas corretas e utilizando o cinto de segurança, além de transmitir informações sobre o tempo de voo e assim em diante.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes