Profissão de chefes de cozinha e diferença para cozinheiro

Perguntas e respostas sobre a profissão de chefes de cozinha. Qual a diferença entre Chefes de cozinha e cozinheiros. E quais são as atividades desempenhadas por este profissional?

Página Inicial

O que são os chefes de cozinha?

O chef, ou chefe de cozinha é o profissional que se dedica à organização da cozinha de restaurantes, buffets, hotéis e outros. Ele atua tanto na supervisão do trabalho dos cozinheiros como também na elaboração dos mais variados cardápios.

Chefes de cozinha X cozinheiros

Existe apenas uma linha tênue que separa o trabalho dos cozinheiros daquele desempenhado pelos chefes de cozinha, mas mesmo assim, muitos são os indivíduos que ainda mantém dúvidas sobre a atuação de cada um deles.

Desta forma, enquanto os pratos são preparados pelos cozinheiros, quem planeja a execução do mesmo, o acabamento e finalização, o preparo e quem verifica a própria qualidade daquele alimento são os chefes de cozinha.

É simples diferenciar. Imagine a cozinha de um hotel. Enquanto vários cozinheiros preparam a comida, eles recebem ordens e ‘controle de qualidade’ de um superior, que neste caso, é o chef de cozinha.

Quais são as características dele?

Para exercer essa profissão, o primeiro – e mais importante – passo é o interesse pela preparação e pela área de alimentos como um todo. Mesmo que você não chegue a atuar como cozinheiro, o seu contato com alimentos será constante e diário, e por isso, TR interesse é fundamental.

Além disso, um bom profissional chefe de cozinha também deve ter bom senso, atuar com metodologia, criatividade, capacidade de liderar, mente aberta para novas experiências e responsabilidade. Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é a higiene.

Qual a formação necessária?

Aqui está outra dúvida que o senso comum atribuiu aos chefes de cozinha. Na realidade, o curso superior na área não é uma obrigatoriedade para exercer a profissão, diferentemente do que ocorre com os gastrônomos, que precisam ser formados em gastronomia.

Mesmo assim, muitos são os cursos de capacitação na área de culinária, ideais para dar um up na criatividade, atualizando a mente e permitindo novos conhecimentos.

E quais são as atividades desempenhadas?

O chef é quem domina as práticas de caráter culinárias. Além disso, ele também pode atuar com gestão e administração, principalmente quando o estabelecimento não trabalha com um gastrônomo. Suas tarefas são desempenhadas em restaurantes, hotéis, lanchonetes, bares, churrascarias, pizzarias, redes de fast food, instituições públicas ou privadas e muitos outros.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes