Profissão de esteticista. Quanto ganha, quem pode ser e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de esteticista. Quem pode ser esteticista? É fácil conseguir trabalho? Quanto ganha? Veja as respostas para essas e outras perguntas.

Página Inicial

O que faz um esteticista?

Mais que um profissional da área de beleza, o esteticista cuida da pele, cabelos, unhas e pelos do cliente de uma forma mais profunda, através da aplicação de esfoliações, massagens e tratamentos diferenciados.

Quem pode ser esteticista?

Existem hoje cursos técnicos e superiores voltados à formação de profissionais neste ramo, reconhecidos pelo MEC em sua grande maioria. Além das técnicas para realização dos procedimentos, esses cursos oferecem conhecimentos básicos em biologia e cosmetologia. Também é necessário ter carisma e gostar de trabalhar com o público, pois além do corpo, é uma área que envolve beleza e, portanto, o que está em jogo é a autoestima do cliente. Todo esteticista é um pouco psicólogo e um pouco artista. É imprescindível também manter-se sempre atualizado através de cursos, palestras e pesquisas.

É fácil conseguir trabalho?

Para quem se preparou para seguir essa carreira, é importante saber que, atualmente, existem diversas possibilidades de conseguir trabalho: salões de beleza e clínicas de estética contam com esses profissionais em seu quadro de funcionários. E você ainda tem a opção de abrir seu próprio salão ou reservar um espaço para atender em sua casa.

Quanto ganha um esteticista?

Os ganhos variam muito, de acordo com o momento da carreira em que o profissional se encontra, a região em que atua, a quais públicos e procedimentos se dedica. Mas alguns conseguem chegar a valores relativamente altos, mesmo sem ter cursado o nível universitário.

Como surgiu a estética?

O estudo da estética teve início na Grécia e a princípio referia-se ao entendimento da beleza das coisas e o efeito que ela causava nas pessoas. Essa característica sempre teve destaque, até mesmo as sociedades primitivas tinham suas formas de pintura e ornamentos para enaltecer o belo. Desde então, a relação entre estética e beleza foi avançando em meio à sociedade até chegar à configuração que temos hoje.

Já me formei e desejo começar a trabalhar com estética? Qual segmento eu devo escolher?

Existem diversas opções para quem deseja começar a trabalhar como esteticista. Limpeza de pele, podologia, drenagem linfática, terapia capilar são exemplos de áreas que você pode escolher para especializar-se.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes