Profissão de garçom. Mercado de trabalho, formação e outros.

Perguntas e respostas sobre a profissão de garçom. Quais as atividades que ele pode realizar, quais as características necessárias para ser um bom garçom? Formação e outros.

Página Inicial

Qual a importância do trabalho do garçom?

Se a comida for boa e o atendimento do garçom impecável, certamente você conquistará muitos clientes. O garçom tem grande importância no seu negócio, pois ele é quem vai lidar com o seu cliente. Se o atendimento é ruim, é improvável que o cliente retorne a casa. O garçom é que faz a casa estar cheia. O atendimento está entre os requisitos mais considerados pelas pessoas que costumam frequentar restaurantes, festas, bares e cafés. E não há comida de qualidade que supra o péssimo atendimento. O serviço exemplar e uma comida ou produto saboroso é a receita certa para o negócio dá certo!

Quais as atividades que um garçom pode realizar?

  • servir o cliente (comida, bebida)
  • acompanhar o cliente até a mesa do restaurante
  • repor e recolher as louças
  • manter a organização das mesas e cadeiras do restaurante
  • anotar os pedidos
  • deixar uma boa impressão do restaurante, bar, café aos clientes

Quais as características necessárias para ser um bom garçom?

Um garçom precisa saber lidar com pessoas, pois ao longo da carreira, vai encontrar diversos tipos de clientes. Ele precisa sempre pensar na melhor forma de resolver os problemas com clientes sem que o cliente perca a fidelidade perante o estabelecimento e saia satisfeito. Além disso, o garçom deve ser ágil, ter paciência e ser bastante observador para notar quando um cliente deseja fazer o pedido ou necessita de alguma assistência na mesa.

Formação

Não é exigida nenhuma formação para executar esta atividade, porém é necessário ser alfabetizado para ter a capacidade de anotar pedidos. Muitos cursos e treinamentos são oferecidos para os profissionais desta área. Desde como carregar bandejas, arrumar pratos até aulas de relacionamento com clientes.

Mercado de trabalho

O mercado para o profissional garçom é bastante amplo visto que todos os restaurantes, bares e cafés necessitam deste profissional para atender aos clientes. Além disso, o garçom pode ser contratado para festas sociais, casamentos, festas de aniversários e corporativos, servindo aos convidados. Para esse tipo de serviço, os garçons contratados são terceirizados. Há muitas pessoas que trabalham como garçom apenas nesse tipo de evento e nos finais de semana, como uma renda extra.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes