Profissão manicures. Salário, onde trabalhar e outros.

Perguntas e respostas sobre a profissão de manicures. Como iniciar na profissão, onde trabalhar, quanto ganha por mês uma profissional desta área, entre outras informações.

Página Inicial

Quando e onde surgiram os primeiros salões com manicures?

O hábito de cuidar das unhas já foi registrado há 4000 anos, no sul da Babilônia. No entanto, somente em 1892 surgiram os primeiros salões com serviços de manicure. No Brasil, a profissão surgiu na década de 20 e popularizou-se a partir dos anos 50.

Como iniciar na profissão?

Existem diversas formas de começar a carreira nessa área, mas o ideal é matricular-se em um curso profissionalizante. Nas aulas serão ensinadas muitas técnicas, além de dicas de higiene e cuidado com as unhas. Atualmente, existe ainda a opção de se fazer cursos de capacitação à distância.

Onde exercer essa profissão?

As manicures podem trabalhar principalmente de três formas: em um salão de beleza, em sua própria casa ou na residência das pessoas. Cada alternativa apresenta vantagens e desvantagens, por isso cabe avaliar os prós e contras antes de se decidir. O tempo e o custo de deslocamento devem ser levados em conta. Muitas estéticas já têm clientes fiéis, o que pode facilitar no estabelecimento de um público. Porém, eles costumam cobrar pelo uso do espaço e têm menos flexibilidade de horários.

Quanto ganha por mês?

O salário dependerá da cota de clientes e do método de trabalho. Quem é empregada por um salão de beleza fica presa ao piso da categoria, que fica em torno de um salário mínimo vigente. Porém, esse valor pode ser acrescentado em até 40%. Já as manicures que são proprietárias do próprio espaço ganham mais, porém também tem mais gastos. Essas despesas são representativas, sobretudo se o local contar com funcionários e for alugado. As profissionais que atuarem de maneira independente faturam facilmente dois mil reais por mês.

Quais são as principais dicas para se destacar na função?

Para ter um bom retorno financeiro e estabelecer-se no mercado como manicure, há algumas recomendações a serem seguidas. Manter-se a par das tendências e especializar-se constantemente, são alguns pontos fundamentais. Saber quais as ferramentas necessárias para o dia a dia e investir em materiais de qualidade garantem uma boa imagem do seu trabalho. Conquistar os clientes é essencial para qualquer pessoa que preste serviço ao público. Em um ramo competitivo, é preciso ganhar a confiança das pessoas para que elas retornem.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes