Profissão sommelier. O que faz, quanto ganha e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de sommelier. Como é o mercado de trabalho e qual é o salário médio deste profissional? Qual a origem da profissão e o que ele faz.

Página Inicial

Qual a origem da função de sommelier?

A função de sommelier existe desde a época medieval. Os funcionários que eram responsáveis pelo transporte das bebidas que seriam servidas nos castelos e palácios eram, também, responsáveis por provar tais bebidas, a fim de evitar que os reis e outros nobres do reino pudessem ser envenenados. Pode parecer uma função nobre, mas neste período os sommeliers – que ainda não eram chamados assim – eram pessoas completamente descartáveis para o reino. Ainda em tempos mais antigos, a evolução da função incluiu necessidade deles provar as bebidas para saber se elas realmente tinham a qualidade necessária para que os nobres pudessem aproveitá-las com prazer.

Com a evolução da profissão e, principalmente, sua regulamentação, a função de sommelier fica bem definida. Ele é responsável por escolher as bebidas que serão servidas num determinado estabelecimento alimentício, como um restaurante, um boteco ou uma lanchonete. É comum associar o sommelier ao vinho, mas este profissional pode se especializar em diversas bebidas diferentes, como a cerveja. Além de escolher as bebidas, este profissional é responsável por elaborar a carta de bebidas para o estabelecimento e cuidar do transporte e do armazenamento destas bebidas, para, no momento certo, oferecer dicas aos clientes do local.

Como se tornar um sommelier?

A profissão é regulamentada no Brasil desde 2011 e esta regulamentação trouxe muitos benefícios para esses profissionais, embora esteja aumentando cada vez mais a necessidade por estudo, certificações e outros conhecimentos. Várias instituições brasileiras são credenciadas para oferecer e ministrar o curso de sommelier, mas a qualidade de cada curso varia muito de instituição para instituição. A Associação Brasileira de Sommeliers oferece um dos melhores cursos desta profissão no Brasil.

Como é o mercado de trabalho e qual é o salário médio?

O mercado está sempre à procura de novos profissionais. O que fará com que o profissional tenha sucesso é a sua bagagem profissional, ou seja, seu currículo e seus conhecimentos. Dominar mais de uma língua é essencial. Os salários de sommelier podem variar entre R$1700,00 e R$10.000,00. Tudo depende da fama, da experiência e do tempo de profissão.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes