Psicologia. O que são cognições? Objetivos e objetos de estudo

Perguntas e respostas sobre Psicologia. Quais são os objetivos e o seu objeto de estudo? Quais os princípios que norteiam os estudos psicológicos no homem? Ela é uma ciência universalizada?

Página Inicial

Quais são os objetivos do estudo da Psicologia?

A Psicologia tem o objetivo em seus estudos na busca de uma melhor interação do homem com o ambiente, com os outro homens e com si próprio, através da compreensão desta mesma interação.
O conhecimento do sofrimento pelo fator psicológico, é a motivação dos estudos desta ciência, apontando um norteamento dos estudos para minimizar este mesmo sofrimento e por consequência, melhorias na qualidade de vida.

O objeto de estudo é a subjetividade da mente, a forma como são percebidos e processados os mais diversos estímulos mentais.
O indivíduo como ser, possui um conjunto de fatores biológicos e sociais que determinam suas percepções e ações no ambiente que o cerca.
A Psicologia busca a compreensão destas percepções e a correlação entre os efeitos emocionais que as mesmas causam na subjetividade,

Quais os princípios que norteiam os estudos psicológicos no homem?

Os princípios são: O que se faz, como se faz e porque se faz, assim como a rede de cognições que envolvem as formas de agir e pensar.
A psicologia, busca compreender a produção das atividades humanas (e animais), a forma como elas são executadas e a motivação que as impulsionou, fazendo uma correlação entre estes alicerces, para buscar uma harmonização dos seus efeitos nos indivíduos ou sociedades à eles submetidos.

O que são cognições?

Cognições podem ser entendidas como os “pontos de junções” das redes neurais onde cada mensagem (cognição) compreendida, transforma em um ponto de partida para o aprendizado e/ou compreensão de outra, numa relação de interdependência contínua e infinita.
Assim, cognição é a forma como o cérebro percebe as informações e as organiza, tendo como ponto de partida as próprias cognições anteriores.

Qual o papel da psicologia no cenário da sociedade atual?

A psicologia tem o papel protagonista na busca por uma sociedade mais harmônica e saudável, onde a individualidade e seus anseios obtêm respostas e vencem barreiras por meio do autoconhecimento e respeito à subjetividade própria e alheia.

Como ela surgiu como ciência?

Na Alemanha, na Universidade de Leipzig, com Wilhelm Wundt; sendo desenvolvida posteriormente nos EUA por influencia, principalmente naquele país, da corrente de pensamento denominada Behaviorismo.

Ela é uma ciência universalizada?

Não, existem diversas formas de se entender e pensar Psicologia, encontrando pontos de vista e correntes de pensamento das mais diversas vertentes. Porém o objeto de estudo destas diversas formas de pensar é sempre convergente ao pensamento, percepção e aprendizado.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes