Quaresma. Visão católica e evangélica. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre quaresma. O que devemos fazer durante esse tempo e porque esses 40 dias é tão importante para os católicos? Veja as respostas

Página Inicial

O que é quaresma?

É o período de quarenta dias reservado a preparação da Páscoa, e indicado pela última preparação dos catecúmenos que deveriam receber nela o batismo,a quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo.

Quando se inicia a quaresma?E o que acontece durante ela?

A Quaresma,se inicia na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia,durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza penitência, a quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade.

Porque 40 dias de quaresma?

Por volta do ano 350 d.C., a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa de três para quarenta dias é um tempo de preparação adequado à importância e propósito renovador da Páscoa.O número quarenta é bastante significativo dentro das Sagradas Escrituras.O dilúvio teve a duração de quarenta dias e quarenta noites e foi a preparação para uma nova humanidade,durante quarenta anos o povo hebreu caminhou pelo deserto rumo à terra prometida por isso 40 dias é tão importante para a quaresma.

O que devemos fazer durante esse tempo de quaresma?

Devemos fazer alguns sacrifícios, o recomendado é não comer carne, principalmente nas sextas-feiras, na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas,esta é considerada uma prática penitencialé um tempo marcado pelo jejum, penitência, caridade e oração.

Porque esses 40 dias de quaresma é tão importante para os católicos?

Tempo em que se deve renovar as energias admiráveis que Deus comunicou a cada um no dia do seu Batismo. Fazer renascer esse homem novo, vigoroso, liberto e feliz é tarefa premente da Quaresma e da penitência, que há de prosseguir pelo resto da vida.Durante todo esse dia as irmandades e os fiéis em geral fazem guarda de honra a Jesus Sacramentado,adoração do Santíssimo Sacramento.

O que não se pode fazer na quaresma?

Tudo que for de maldade não devemos fazer em nenhum dia principalmente na quaresma,respeitar os alimentos que devem comer nesse dia,evitar comer carnes e comer peixes,evitar de falar palavrões e assim por diante tem que se lembrar é sera dias sagrados.

Qual é diferença da semana de quaresma para os católicos e os evangélicos?

A semana que antecede o domingo de Páscoa é uma das datas mais lembradas dentro da tradição religiosa cristã, a igreja Católica defendeu a prática como uma forma de purificação do corpo,ja os evangélicos não aceitam a pratica de ficar sem comer carne alguns determinados dias eles acham que não tem nada a ver com jesus e nem com suas igrejas.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes