Queda do muro de Berlim. História, construção e queda

Perguntas e respostas sobre a história Muro de Berlim, o que representou a sua construção e queda, quando o construíram e a divisão que ele representava para as nações.

Página Inicial

Qual a história do Muro de Berlim?

Ele representou a bipolarização do mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial. De um lado, os Estados Unidos representavam o sistema econômico capitalista e, do outro, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) encabeçavam o socialismo. Esta configuração durou de 1939 a 1945. Com a derrota da Alemanha após o fim da Guerra, os países vencedores da guerra “herdaram” um pedaço da cidade de Berlim. Por isso, foram criados quatro setores dentro da cidade: um americano, um francês, um inglês e outro soviético. Ingleses, franceses e americanos se uniram para adotar, na Berlim Ocidental, o sistema capitalista. O outro lado da cidade, a Berlim Oriental, ficava por conta dos soviéticos.

Sua construção representou o início da Guerra Fria, que duraria de 1945 a 1991.

Quando ele foi construído?

A construção do muro se deu em agosto de 1961 em decorrência de uma ordem do governador da Alemanha Oriental. Além de representar uma divisão territorial, o Muro também era um instrumento político-ideológico que restringia o contato entre as duas populações. A extensão do Muro era de 156 km.

Por que construíram o Muro de Berlim?

O Muro foi construído com a intenção de impedir que alemães-orientais migrassem para o lado capitalista. Somente entre os anos de 1949 e 1961, estima-se que 2,6 milhões de pessoas da Alemanha Oriental tenham “passado” para o lado dos alemães capitalistas. Durante a existência do Muro, muitas pessoas foram mortas por desafiar o regime oriental e resolver ultrapassar a barreira.

Quais as regras que impediam as pessoas de migrarem para o outro lado?

O Muro possuía uma diversidade de aparatos a fim de impedir a fuga de pessoas de uma nação para outra. Os exemplos são as mais de 300 torres de observações, as cercas elétricas, os explosivos, os cães ferozes e, é claro, os militares armados.

Como o muro chegou ao fim?

A queda do Muro de Berlim também representou o fim da Guerra Fria. Desde o final dos anos 1980, a URSS sofria com as manifestações, principalmente as que reivindicavam a derrubada do Muro. Em 1989, populares levaram marretas e outros instrumentos e ajudaram a derrubar o Muro. O protesto foi mostrado para todo o mundo através das tevês. A queda do Muro deu início ao processo de reunificação dentro de Berlim e em toda a Alemanha.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes