Quem foi Albert Einstein e história da teoria da relatividade

Perguntas e respostas sobre Albert Einstein, suas descobertas e invenções. Quem foi Albert Einstein, o que ele fez em sua vida e o seu enorme legado que ficou para as gerações futuras.

Página Inicial

Quem foi Albert Einstein?

Conhecido como o pai da ciência moderna, Albert Einstein era um aficionado pelos direitos humanos. Judeu, nasceu na Alemanha, porém aos 17 anos saiu do país, pois não achava certa a linha militarista que o governo alemão estava tomando na época. Após estudar na Suíça, voltou para a Alemanha, mas ficou lá até Adolf Hitler chegar ao poder. Durante boa parte da sua vida defendeu que os conhecimentos científicos fossem usados para promover a paz.

E o que tem de mais?

Albert Einstein foi um dos responsáveis, digamos assim, pela idade atômica. A famosa equação E = mc², onde c é igual à velocidade da luz foi crucial para que a energia atômica fosse desenvolvida. Einstein baseou sua teoria em um pensamento filosófico e em um raciocínio matemático.

E sobre aquela história da teoria da relatividade?

A teoria da relatividade criada por Einstein fez uma revolução na concepção da ciência, com suas novas ideias sobre o tempo, espaço, massa, o movimento e a gravidade. Compreendia a matéria e a energia como iguais e não coisas diferentes. Afirmando isto, Einstein deu a base para a ideia de controle da liberação da energia envolvida no átomo.

A teoria da relatividade é basicamente isso então?

Não exatamente, podemos dividi-la em duas partes:

Primeiro, a Relatividade Restrita onde Einstein comprovou que as medidas de tempo e de distância dependem exclusivamente dos observadores. Na época em que ele lançou essa teoria não houve uma aplicação prática, porém nos tempos atuais essa teoria é a base para satélites, GPS, entre outras tecnologias.

Segundo a Relatividade Geral, essa teoria acabou ficando no lugar da Teoria Gravitacional de Issac Newton. Einstein prova que a força da gravidade pode ser interpretada como um fenômeno da curvatura do espaço-tempo.

Durante toda a sua vida ele só fez isso?

Não, além da Teoria da Relatividade, também há a descoberta do efeito fotoelétrico onde o cientista comprovou que a luz não era uma onda continua, e sim pequenos fótons juntos que incitam determinados metais a liberar elétrons o que acaba por gerar energia. Essa descoberta é um dos princípios usados hoje para a tecnologia.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes