Represa Billings, capacidade de armazenamento, racionamento e tratamento

Perguntas e respostas sobre Represa Billings. Quando ela foi construída e quantos litros de água ela pode armazenar?A água da represa é tratada?

Página Inicial

O que é a Represa Billings?

A Represa Billings é um dos maiores sistema de reserva de água do estado de São Paulo.

Ela foi idealizada entre as décadas de 30 e 40 e seu engenheiros foi o Billings que era um funcionário da empresa Light e sua idealização foi feita com o objetivo de armazenar água para a hidrelétrica Henry Borden.

O projeto foi mudado e o reservatório mudou de rumo devido ao crescimento populacional desenfreado e sem planejamento da região da Grande São Paulo nos anos 50. Dessa maneira a única opção para o fornecimento de água e saneamento básico para a população da região seria transformar o reservatório em represa.

Ela é poluída?

Em alguns trechos a Billings está totalmente poluída. Isso devido a falta de bom senso e falta de fiscalização. Muitas residências despejam seus esgotos diretamente na água. Outros pontos viraram cemitérios de carcaças de carros roubados e depósito de lixos, móveis abandonados e animais mortos.

Racionamento de água

Desde do ano de 2013 o estado de São Paulo vem sofrendo com o racionamento de água nos grandes reservatórios. a Represa Billings junto com outros reservatórios do estado de São Paulo enfrenta o racionamento de água. Atualmente (2017) houve um grande alívio com as muitas chuvas do verão 2016/2017, isto melhorou a condição dos reservatórios, como o Guarapiranga, Alto do Tietê, Cantareira e outros.

Quantos litros de água ela pode armazenar?

Ela pode armazenar cerca de 1,2 trilhão de litros de água. Ela é considerada o maior reservatório da região metropolitana de São Paulo segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No começo desse ano a sua reserva estava em cerca de 500 milhões de litros.

A água da represa é tratada?

Sim. As águas da Billings é tratada com técnicas convencionais de limpeza, o que não são o suficiente . Ele necessita de um sistema mais moderno e sofisticado. O governador de São Paulo disse que serão instalados contêineres para a filtragem com membranas, mas o material precisa ser importado porque não há fabricação no Brasil.O que vai custar um bom dinheiro ao estado e um aumento nas contas de água.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes