Sapatos femininos e masculinos. Importância na moda, gêneros e mais

Perguntas e respostas sobre sapatos femininos e masculinos. Qual a importância do sapato? Por que eles foram criados? Os sapatos são muito valorizados na moda e sempre foram diferentes por gênero?

Página Inicial

Qual a diferença entre sapatos masculinos e femininos?

Os sapatos possuem funções únicas, desde estética até conforto e utilidade ortopédica, porém há a diferenciação entre sapatos masculinos e femininos. Os femininos, geralmente são menores, mais enfeitados, coloridos e de acordo com a personalidade de cada mulher, possuindo diversos modelos também. Já os masculinos são menos coloridos e possuem menos modelos que os femininos, como por exemplo sapatos de salto que, de certa forma, são exclusividade feminina. Obviamente os conceitos de gênero vêm mudando conforme os anos.

Quando os sapatos foram criados?

Há indícios de que a invenção do sapato, de maneira geral, atravesse os anos e venha da era paleolítica, do final para ser mais preciso, apesar de muitos atribuírem a invenção aos egípcios, que trabalhavam com o couro e os moldavam desta maneira mais robusta. Não há data certa, por conta deste conflito de informações.

Os sapatos sempre foram diferentes por gênero?

Acredita-se que esta divisão por gênero tenha sido feita com o passar dos anos, mas que, nos primórdios, os sapatos não possuíam tanta diferenciação.

Qual a importância do sapato?

Os sapatos servem para proteção dos pés, seja para o dia-a-dia, seja para atividades mais pesadas, como exercícios, ou serviços especiais (em fábricas, indústrias e afins), por conta disso, há vários modelos de sapatos, encaixando-se em cada tipo de pé e ocasião, tendo não só a importância da proteção, mas também estética.

Por que os sapatos foram criados?

É de se saber que, por conta da evolução, o homem passou a ter necessidade de adaptar-se cada vez de forma mais precisa, o que pode ter ocasionado a necessidade de proteção não só das outras áreas do corpo, mas também dos pés, que sofriam com os efeitos climáticos e com os terrenos em que se encontravam. Ao longo do tempo, o homem passou a adaptar também os sapatos, sempre de acordo com as necessidades.

Quais os materiais mais utilizados para fabricação de sapatos?

Existem diversos modelos de sapato, sendo assim, é possível que se fabriquem sapatos dos mais variados materiais, tais como couro, borracha, algodão, lona e entre outros materiais. As matérias mudam conforme os modelos e as necessidades a que são destinados.

Os sapatos são muito valorizados no mundo da moda?

Sim. Com o tempo, os sapatos deixaram de ter valor apenas como utensílio de proteção dos pés, mas também passaram a integrar o universo da moda, quando passaram a ser modificados, desenhados e criados para compor figurinos de nobres, até irem modernizando-se e modificando-se. Atualmente, existem estilistas que não só valorizam a peça como integrante do figurino, mas a trabalham como peça principal, existem estilistas que trabalham suas coleções voltadas apenas para sapatos, não os tratando como acessórios.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes