Self service e À la carte. Pratos frios, quentes e sobremesas

Perguntas e respostas sobre Self service e À la carte. O que são essas modalidade de serviço de alimentação? Qual tipo de prato devo servir primeiro? O que são pratos frios, quentes e sobremesa?

Página Inicial

O que é Self service?

Self service é uma modalidade usada em restaurantes, lanchonetes, buffets e outros para determinar a maneira como a refeição será servida à as pessoas. O termo vem do inglês é poderia ser traduzido como “sirva você mesmo”. Ele é muito usado no Brasil em boa parte dos restaurantes onde você mesmo faz o seu prato, escolhendo os alimentos quentes, frios, sobremesas e até bebidas.

O que é À la carte?

O À la carte é uma modalidade diferente para servir as refeições, neste caso você como cliente do estabelecimento escolhe o prato em um cardápio ou carta e o garçom irá trazer o prato pronto de acordo com a opção escolhida. À la carte vem do francês e poderia em definido em português como servido de acordo com a carta ou com o cardápio.

Como devo servir os alimentos no self service?

Normalmente costuma-se servir primeiros os pratos frios e saladas, posteriormente os pratos quentes e por último a sobremesa. Contudo existem pessoas que desejam fazer um prato só, neste caso é possível servir os partos frios e quentes juntos fazendo uma organização deles dentro do próprio prato. Só não vale misturar a sobremesa.

O que são pratos frios?

Geralmente as saladas são servidas frias, como alface, maionese, tomate, beterraba, cenoura, pepino, ovos de codornas, entre outros. Quando possível, pode-se fazer um prato de entrada com esses alimentos frios e depois outro prato para os alimentos quentes, quando não for possível, pode-se fazer em um mesmo.

O que são pratos quentes?

São alimentos cozidos, assados ou fritos que normalmente devem ser servidos e consumidos ainda quentes. Arroz, feijão, carnes em geral, macarronada, tortas, entre outros fazem parte dos chamados pratos quentes.

O que são sobremesas?

São alimentos que normalmente devem ser servidos e consumidos depois da refeição principal. Frutas, com mamão, melão, melancia, abacaxi, laranja, entre outros são bastante comuns. Também está incluso na lista de sobremesas ou pratos doces como mousse, doce de leite, cidra e abóbora, manjar, iogurtes, entre outras opções.

Existe a divisão de pratos quentes, frios e sobremesa no À la carte?

Existe, a diferença é que não existe uma mesa onde você se serve e sim é servido. Mas as opções também são limitadas de acordo com o cardápio. Geralmente os pratos frios em muitos locais são padronizados, diferenciado apenas o prato principal. As sobremesas também devem ser solicitadas a parte. Mas o modelo À la carte varia muito de estabelecimento para estabelecimento.

Qual dos dois é melhor?

Acho que depende da ocasião. O self service é muito mais prático e rápido, portanto ele é o prato do dia a dia e especialmente indicado para horários comerciais e também para os tradicionais almoços de final de semana onde geralmente a família vai junto. Neste caso além da rapidez, existe o fato de por estar em muitas pessoas nem todos tem os mesmos gostos alimentares e portanto o fato de cada um servir o que desejar deixa o almoço mais democrático e com maior possibilidade de agradar a todos.

O À la carte é mais indicado para o jantar e quando você tem um pouco mais de tempo ou quando sai com a esposa, família ou amigos com o intuito de comer e conversar. Normalmente o prato demora um pouco a ser preparado e servido e portanto enquanto espera conversa-se.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes