Telha termoacustica, telha térmica, telhado ecológico

Perguntas e respostas sobre telhado ecológico e o uso de telhas térmicas, acústicas e a combinação delas com as telhas termoacusticas. Veja este tira dúvidas sobre o assunto.

Página Inicial

O que é uma telha térmica?

É uma telha que tem uma composição de itens capazes de isolar, refletir ou minimizar os efeitos da radiação solar. Como sabemos o sol é a nossa principal fonte de calor e caso não exista nada que impeça sua chegada até um determinado ambiente a tendência deste é aquecer muito. As telhas comuns ajudam muito neste processo, mas uma telha térmica é capaz de absorver ou refletir mais os raios solares.

O que é uma telha acústica?

Telha acústica é um tipo de telha capaz de impedir que as ondas sonoras penetrem em determinado ambiente. O barulho é um problema muito comum em alguns lugares e o telhado comum não é capaz de impedir que todo o barulho externo entre no ambiente. A telha acústica é mais eficiente nesta situação.

O que é uma telha termoacustica?

É uma telha que combina as duas coisas explicadas acima, ou seja, ela é capaz de refletir ou bloquear os raios solares ao mesmo tempo em que é capaz de impedir a passagem do som de um ambiente externo para interno e vice-versa.

Um bom exemplo de telha termoacustica são as chamadas telhas sanduiches que tem uma camada interna de isopor que é um material que consegue cumprir bem essas duas funções.

O que a telha térmica tem a ver com telhado ecológico?

Um telhado ecológico é aquele que de alguma forma contribui para o meio ambiente, isto pode ocorrer geralmente para minimizar o consumo de energia elétrica com ar condicionado, por exemplo. Se há muito consumo é preciso queimar carvão, por exemplo e isto é um problema ambiental.

Uma telha térmica vai fazer exatamente o oposto, ou seja, seu uso vai evitar ou minimizar o uso de ar condicionado e com isso diminui o consumo de energia elétrica e isto irá contribuir para o meio ambiente. Portanto uma telha térmica é um recurso importante de um telhado ecológico.

Esse tipo de telha é mais caro que as demais?

Geralmente sim. Se você comparar uma telha sanduiche com uma de fibrocimento notará grande diferença no valor final para a construção de um telhado. Se comparado a telhas cerâmicas ou concreto ai a diferença praticamente desaparece, logo, ela é um importante recurso ecológico e pode ser um bom negócio também.

Quais as vantagens de fazer um telhado ecológico?

A principal bandeira do telhado ecológico é tornar um ambiente mais agradável do ponto de vista térmico e acústico. Uma casa mais fresca e que você não tenha tanta necessidade do uso de ar condicionado, por exemplo.

Ao usar telha termoacústica eu resolvo todos os problemas de calor e barulha em uma casa?

Não. Vai ajudar, mas o calor se propaga também pelas paredes, logo quem está preocupado com o aquecimento de uma casa precisará pensar também em recursos que possam ajudar a proteger as paredes, janelas, portas e outros locais onde haverá incidência dos raios solares.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes