Telhado colonial, telha de barro, romana, italiana e outras

Perguntas e respostas sobre telhado colonial, telha de barro dos modelos romana, italiana e outras. Veja as diferenças, vantagens e aplicações de cada uma delas.

Página Inicial

O que é um telhado colonial?

Um telhado colonial é um tipo de cobertura que recebeu este nome provavelmente por ser o tipo de construção mais comum no Brasil no período colonial, com casas de fazendas e mesmo nas cidades utilizando este estio de cobertura. Na prática ele utiliza um tipo de telha de barro onde a capa e a bica são iguais, diferente de algumas telhas como a italiana e romana, por exemplo, onde existe uma única peça que se encaixa e forma capa e bica ao mesmo tempo. A telha colonial tem de ser montada uma na outra, mas tanto a bica como a capa são iguais. Veja aqui imagens de telhas coloniais.

Telha de barro ou cerâmica?

Chamamos de telha cerâmica pelo fato de ser neste tipo de fábrica que elas são produzidas, mas chamamos também de barro por ser esta a matéria prima usada para a fabricação das mesmas. Desta forma as duas maneiras estão corretas e pode ser usada tanto uma como a outra.

Qual a diferença entre telha romana e italiana?

Italiana, romana, francesa, americana e outras são modelos de telha, que podem ser fabricadas de diversos materiais, mas especialmente de barro, ou seja, as telhas cerâmicas assumem um desses modelos na hora da fabricação. Veja abaixo algumas imagens de cada um desses modelos de telha:

Quais as vantagens de um telhado colonial?

Ele não é muito habitual nos dias atuais, exceto em casos de construções rústicas ou reformas de casas já neste padrão. Atualmente está muito na moda os telhados ecológicos com outros tipos de telhas.

Contudo a vantagem deste tipo de telhado e a sua característica bastante rústica e portanto ideal para construções desta linha.

A telha cerâmica é melhor do que a de concreto?

Eu não diria melhor, mas ela leva vantagens em alguns aspectos e neste caso é preciso entender a necessidade de cada pessoa para determinar o que é melhor ou não. A telha cerâmica é mais leve é impermeabilizada, oferece boa resistência ao calor e é mais barata. Já a telha de concreto dá um acabamento melhor e é possível encontrar em várias cores.

Onde é mais usado as telhas cerâmicas de barro?

Em construções mais simples onde há a necessidade de economizar um pouco com telhado. O custo dela é mais acessível do que outros modelos mais modernos como a telha de concreto ou telhas ecológicas, por exemplo. Também, ela pode ser útil quando o telhado for aparente, já que ela apresenta bom acabamento estético.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes