Telhado verde, telhas ecológicas e telha sanduiche

Perguntas e respostas sobre a construção de telhado verde em áreas residenciais e comerciais, telhas ecológicas e telha sanduiche. Veja o conceito, definição e tira dúvidas.

Página Inicial

O que é um telhado verde?

Um telhado verde pode ser referência a duas coisas. A primeira é literal, ou seja, é um tipo de telhado formado por plantas, como grama e outros tipos de plantas que formarão uma camada verde sobre o telhado. Para isto é necessário que seja aplicado antes uma camada impermeável, depois o preparo do solo e finalmente as plantas.

A segunda referência pode ser também usada para indicar o uso de produtos ecológicos no telhado que visam diminuir o consumo de eletricidade, como exemplo, as telhas térmicas.

O que são telhas ecológicas?

Uma telha ecológica é um tipo que minimiza os efeitos da radiação solar e evita que o ambiente fique muito quente em dias de sol muito forte. Especialmente em algumas regiões do país onde há incidência mais forte e prolongada do sol, este tipo de telha é bastante recomendado.

O que é a telha sanduiche?

Telha sanduiche é um tipo de telha que se encaixa no perfil ecológica, descrito acima. Ela é composta por duas camadas externas de chapa, dessas usadas para fazer calhas e por dentro uma camada de isopor, daí vem o nome sanduiche. Como sabemos o isopor é um importante isolante térmico.

Por que um telhado verde é importante hoje?

O calor tem aumentado e com ele o consumo de energia elétrica, especialmente no caso do ar condicionado. Um telhado verde irá contribuir para evitar o aquecimento de um ambiente e com isso menor consumo de eletricidade, contribuindo significativamente com o país no uso consciente deste importante recurso.

As telhas ecológicas, como a telha sanduiche, são mais caras?

Geralmente sim. Se você comparar uma telha sanduiche com uma de fibrocimento notará grande diferença no valor final para a construção de um telhado. Se comparado a telhas cerâmicas ou concreto ai a diferença praticamente desaparece, logo, ela é um importante recurso ecológico e pode ser um bom negócio também.

O telhado verde exige cuidados quanto a infiltração e insetos?

Muitos. Fazer um telhado verde com o uso de plantas vai exigir muitos cuidados e experiência neste tipo de construção. O primeiro cuidado é com a impermeabilização para evitar a infiltração de água. Depois é necessário fazer o correto preparo do solo, plantas adequadas para evitar a proliferação de insetos e outros bichinhos típicos de alguns tipos de planta.

A manta térmica pode ser considerada um recurso de telhado ecológico?

Se considerarmos a segunda definição para telhado verde ou ecológico, descrita no início deste artigo é possível afirmar que ela faz parte sim do conceito de telhado ecológico. Afinal, ela contribui também para evitar o aquecimento de um ambiente e com isso contribui para a economia de energia elétrica.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes