Teoria da Relatividade de Albert Einstein

Perguntas e respostas sobre a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Quais os seus conceitos, onde a teoria da relatividade é aplicada atualmente, entre outras perguntas.

Página Inicial

O que é teoria da relatividade?

A teoria da relatividade, ou simplesmente de relatividade na física, geralmente engloba duas teorias de Albert Einstein: Relatividade especial e relatividade geral.

Quais os seus conceitos?

Os conceitos introduzidos pelas teorias da relatividade incluem:

  • As medições de diversas quantidades são em relação às velocidades dos observadores. Em particular, o espaço se contrai e dilata com o tempo.
  • O espaço-tempo: espaço e no tempo devem ser consideradas em conjunto e em relação uns aos outros.
  • O espaço é uma entidade física que pode ser alterado, o espaço não é apenas nada, o espaço pode afetar massa (gravidade).
  • A velocidade da luz é, no entanto, invariante, a mesma para todos os observadores.

O termo “teoria da relatividade” foi baseado na expressão “teoria relativa” utilizado em 1906 por Max Planck, que enfatizou como a teoria utiliza o princípio da relatividade. Na seção de discussão do mesmo papel, Alfred Bucherer teria utilizado pela primeira vez a expressão “teoria da relatividade”.

Onde a teoria da relatividade é aplicada?

A teoria da relatividade é usada em muitos dos nossos aparelhos eletrônicos modernos, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Sistemas de GPS são constituídos por três componentes, o componente de controle, a componente espacial e o componente do usuário. A componente espacial consiste de satélites que são colocados em órbitas específicas. O componente de controlo é composto de uma estação para a qual todos os dados do componente de espaço são enviados. Muitos efeitos relativísticos ocorrer em sistemas de GPS. Uma vez que cada um dos componentes é em diferentes quadros de referência, de todos os efeitos relativistas precisam de ser explicados de modo a que o GPS funciona com precisão. Os relógios utilizados nos sistemas GPS precisam de serem sincronizados. Em sistemas de GPS, o campo gravitacional da Terra tem de ser contabilizado. Há efeitos relativísticos dentro do satélite que está no espaço que precisam ser contabilizados também. Os atuais Sistemas de GPS trabalham com tal precisão por causa da Teoria da Relatividade.

Quem foi Albert Einstein?

Albert Einstein nasceu em 14 de marco, 1879 e morreu em 18 de abril 1955. Ele foi um físico teórico alemão. Ele desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna, ao lado de mecânica quântica. Einstein é mais conhecido na cultura popular por sua fórmula de equivalência massa-energia E = mc2 (que foi apelidado de “equação mais famosa do mundo”). Ele recebeu em 1921 do Prêmio Nobel de Física por seus “serviços à física teórica”, em particular a sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, um passo fundamental na evolução da teoria quântica.

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
https://en.wikipedia.org/wiki/Theory_of_relativity



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes