Teorias da aprendizagem e teoria das relações humanas

Perguntas e respostas sobre teorias da aprendizagem e teoria das relações humanas. O que são, quantas e quais são, como a Sócio-Histórica e Conectivista, entre outras.

Página Inicial

O que são teorias da aprendizagem?

As teorias da aprendizagem são modelo teóricos, desenvolvidos cientificamente para explicar os processos de Ensino-aprendizagem e no transcorrer da história da Psicologia do Desenvolvimento, da Pedagogia e da Psicologia da Educação, buscaram dar respostas as perguntas e inquietações nascidas nas instituições de ensino.

Quantas existem?

É comum, no desenrolar do processo de aprimoramento de todo saber científico uma teoria suceder a outra e se colocar frequentemente em oposição a sua antecessora. Algumas vezes, teorias se desenvolvem em tempo simultâneo mas em direções diferentes. Esse é um movimento típico da ciência. Por isso temos no plural “Teorias da Aprendizagem”.
Respostas diferentes dadas pelas ciências ás perguntas relativas aos problemas enfrentados por educadores em diferentes momentos e espaços e sobre diferentes prismas sociais e políticos.

Quais são estas teorias?

  • Behaviorista/Comportamentalista
  • Cognitivista
  • Humanista
  • Sócio-Histórica
  • Conectivista (ainda não aceito por alguns teóricos).

O que dizem a Behaviorista, Cognitivista e Humanista?

Behaviorismo ou comportamentalismo é o modelo teórico para o qual a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento ensinada através de reforços positivos e negativos. Seus principais pensadores foram Watson, Pavlov, Thorndike e Skiner.

Cognitivismo investiga os processos centrais dos indivíduos que são observáveis. O processamento de informações, os estilos de pensamento e a organização mental e têm entre seus estudiosos Piagnet, Bruner, Ausubel.

Humanistas vêem o professor como um facilitador da aprendizagem e coloca o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento. Seus principais teóricos são Rogers e Neeil.

E sobre a Sócio-Histórica e Conectivista?

Sócio-Histórica ou sócio-interacionista enfatiza os aspectos sociais, políticos e culturais da educação. Vigotski e entre nós Paulo Freire são expoentes dessa corrente de pensamento científico.

Conectivismo é uma escola ainda não muito consolidada nos quadros das teorias e, aborda como a aprendizagem ocorre em redes.

O que é teorias das relações humanas?

Teoria das relações humanas foi uma escola de pensamento administrativo que procurou se opor a teoria científica de Taylor e a teoria clássica de Fayol que viam o homem como um elemento econômico e como uma maquina.
A teorias das relações humanas surgiu por volta de 1930, apoiado muito pelo espírito mais democrático americano da época. Nesta época também surgiu as primeiras noções da psicologia no trabalho, mas uma psicologia ainda muito voltada a adaptar o trabalhador ao seu trabalho.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes