Tipos de células: Células do cérebro, do sangue, dos ossos, sexuais e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de celulas. Célula dos Ossos Células Epiteliais? Quais os tipos presentes no corpo do ser humano? Células do cérebro, do sangue, dos ossos, sexuais e outras

Página Inicial

Como são as células do corpo humano?

As células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular e funcionamento. Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte.

Quais os tipos presentes no corpo do ser humano?

O corpo humano é constituído por diversos tipos de células; são aproximadamente 130 tipos que se distinguem mediante suas formas e funções específicas. O agrupamento de células forma os tecidos de modo que as células em maior quantidade no corpo humano são as células epiteliais, aquelas que envolvem o corpo e os órgãos.
Exemplo de células: células do sangue, células do cérebro, células dos ossos, células dos músculos, células epiteliais, celulas sexuais.

Células do Cérebro?

Composto por milhões de células, o cérebro é formado por diversos tipos delas, a saber: a micróglia (defesa do sistema nervoso), a célula dendrítica (células imunes que transportam antígenos), o neurônio (transmissão de mensagens) e a célula de Schwann (produção de mielina que auxiliam na produção dos impulsos nervosos). Os neurônios necessitam de muito oxigênio para funcionarem, portanto são as primeiras células do corpo à morrerem.

Células do Sangue

O sangue humano é formado por diversos tipos de células, cada qual com sua função, as mais importantes são: as hemácias chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos (transporte de oxigênio); os leucócitos ou glóbulos brancos (atuam no sistema imunológico do corpo na medida em que combate e eliminam micro-organismos); e os trombócitos ou plaquetas(coagulação sanguínea).

Célula dos Ossos

Os ossos são formados por células chamadas de osteócitos (secreção de substâncias); osteoclastos (grande células com vários núcleos responsável pela reabsorção e remodelação do tecido ósseo); e osteoblastos (síntese de componentes orgânicos).

Células Epiteliais?

As células epiteliais estão presentes nos tipos de epitélios revestindo o corpo externamente na pele, e internamente em diversos órgãos. São células que possuem formas diferentes que podem ser achatadas, cúbicas ou colunares. As células epiteliais da córnea são as últimas células do corpo humano à morrerem, visto que necessitam de menos oxigênio para realizar suas funções.

Células Sexuais?

A maior célula humana é o óvulo, gameta sexual feminino. As mulheres já nascem com todos os seus óvulos, que começam a amadurecer na época da puberdade, cujo sinal é a primeira menstruação. A liberação dos óvulos na ovulação cessa com a menopausa. Por outro lado, as menores células são os espermatozoides, que nos homens são produzidos a partir da puberdade e continua ao longo da vida, embora diminua em idade mais avançada.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes