Tipos de chuva: Ácida, orográficas, frontais e convecção

Perguntas e respostas sobre tipos de chuva. O que é chuva? Chuva ácida? Quando surgiu a chuva ácida? Chuvas Orográficas? Chuvas de Convecção? Chuvas Frontais? Como ocorre a chuva?

Página Inicial

O que é chuva?

Chuva é um fenômeno natural através do qual ocorre a precipitação de água em forma de gotas que caem sobre a crosta terrestre. As chuvas são formadas de várias formas, em razão dessa variação, recebem classificações de acordo com suas respectivas características. Independentemente da origem das chuvas, as mesmas são fundamentais para as atividades humanas, como a agricultura, além de contribuir para o bom funcionamento do ciclo hidrológico.

Chuva ácida?

Típica dos grandes centros urbanos, onde a poluição do ar é comum, é um tipo de chuva que possui grande quantidade de poluentes.Causa danos à agricultura, às árvores e até mesmo aos monumentos históricos e arquitetônicos.

Quando surgiu a chuva ácida?

A Revolução Industrial do século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alteração no meio ambiente. As fábricas com suas máquinas a vapor, queimavam toneladas de carvão mineral para gerar energia. Neste contexto, começa a surgir a chuva ácida. Porem, o termo apareceu somente em 1872, na Inglaterra. O climatologista e química Robert A. Smith foi o primeiro a pesquisar a chuva ácida na cidade industrial inglesa de Manchester.

Chuvas Orográficas?

Também conhecidas como chuvas de relevo, ocorrem quando massas de ar com muita umidade atingem áreas com presença de montanhas ou outros tipos de elevação (serras, montes, escarpas, etc.). Neste caso, estas massas de ar “sobem” (ganham altitude), favorecendo a condensação e a consequente formação de chuvas.
Estas chuvas são comuns nas regiões de serras do mar do litoral sudeste do Brasil e também no agreste de Pernambuco.

Chuvas de Convecção?

São muito comuns no verão em várias regiões do Brasil, ocorrendo principalmente no final da tarde. Ocorrem quando há intensa evaporação da água, provocada pelas altas temperaturas. Esta evaporação forma nuvens carregadas de umidade. Estas nuvens ganham altitude elevada, impulsionadas pelo movimento vertical do ar, onde ocorrem as precipitações (chuvas).
As chuvas de convecção geralmente são rápidas (de meia a duas horas), porém intensas, ou seja, na forma de temporais. É muito comum na região Sudeste do Brasil, principalmente na estação do verão.

Chuvas Frontais?

Ocorrem quando há o encontro entre uma massa de ar quente com uma fria. Neste choque, a massa de ar fria e seca, que é mais densa, impulsiona para cima a massa de ar quente e úmida. Ao ganhar altitude, a umidade da massa de ar quente se condensa, formando assim a chuva. São, geralmente, de intensidade média e de duração superior as chuvas de convecção. São comuns no inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Como ocorre a chuva?

A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma:
A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;
Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;
Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado);
Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes