Tipos de comida: Brasileira, italianas, japonesas mexicanas e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de comida. Tipos de comidas brasileiras? Tipos de comidas italianas? Tipos de comidas japonesas? Tipos de comidas chinesas? Tipos de comidas mexicanas?

Página Inicial

Tipos de comidas brasileiras?

Coxinha de galinha: massa de farinha de trigo frita, em forma de gota, recheada normalmente com frango desfiado e catupiry

Pastel: massa de farinha bem fina, normalmente em formato quadrado/retangular ou meia-lua, com os mais diversos recheios possíveis. Os mais comuns levam queijo ou carne. Mas pode ser de palmito, bacalhau.

Pão de queijo: bolinhos de queijo cozido e polvilho, sem fermento. Reconhecido como comida mineira, mas ganhou todo o país.

Feijoada: guisado de feijão preto com diversas carnes de porco e boi salgadas e linguiças. Acompanhado de arroz, farofa, couve a mineira e laranja em rodelas. É um prato típico, principalmente, carioca e mineiro. No norte, é feito com feijão mulatinho e leva legumes no lugar das carnes.

Moqueca: Cozido de peixe e/ou camarão e/ou outros frutos do mar, em leite de coco e azeite de dendê em panela de barro, com tomate, cebola e coentro. Considerado um prato típico baiano, mas há uma versão capixaba (sem o leite de coco e dendê, trocados por azeite e urucum), e adaptações cariocas (inclui pimentão).

Empadão: Tipo de torta salgada com recheio geralmente de frango desfiado, com palmito, azeitona e/ou milho, que podem ser substituídos por carne ou camarão.

Brigadeiro: leite condensado e chocolate cozidos, enrolados em forma de bolinhas, cobertas com chocolate granulado. Ultimamente tem ganhado novas versões (gourmet) e ingredientes. Não pode faltar em uma festa de aniversário, principalmente infantil.

Bolinho de chuva: massa de farinha de trigo (que pode levar banana) frita e polvilhada com açúcar e canela.

Quindim: Sobremesa feita de gema de ovo, açúcar e coco ralado.

Cuscuz de tapioca: Fécula da mandioca (tapioca) com coco ralado, leite e açúcar ou leite condensado. Um prato africano que, no Brasil, ganhou ingredientes indígenas, se tornando brasileiríssimo.

Canjica: Mingau de grãos de milho ralados, com leite, leite condensado, leite de coco, canela em pau ou pó, e coco ralado. Normalmente servido quente. Mais consumido durante as festas juninas.

Tipos de comidas italianas?

Risoto: O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.

Carpaccio: Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.

Bruschetta: O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados.

Pizza: Apesar da origem não ser italiana (para quem não sabe, a pizza é originária do Egito), a receita que ficou conhecida em todo o mundo é a italiana, mais precisamente, a de Nápoles, que leva somente tomate, azeite de oliva, orégano e alho (conhecida no Brasil como “napolitana”, mas por lá é chamada de “marinara”).

Spaghetti: Apesar de sua origem não ser conhecida com certeza (pode ser árabe, chinesa ou italiana), o espaguete também obteve “fama” internacional através dos italianos, inclusive o nome é de origem italiana (uma tradução literal seria: cordinha)

Lasagna: Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.

Tipos de comidas japonesas?

Sushi: O sushi é o mais conhecido dos pratos japoneses no mundo, e o mais popular no Japão também. Nada mais é que um bolinho de arroz com peixe cru, mas pode ter diversas formas de preparo e consequentemente, vários nomes igualmente diferentes.

Nigiri: Pequenas porções de arroz cobertas com fatias de peixes ou frutos do mar crus. Os mais comuns são os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo (frito).

Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes.

Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi.

Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes.

Chirashi: Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.

Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.

Wakame: É uma alga comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água.

Wasabi: É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, costuma ser servido na forma de uma pasta verde, utilizada como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.

Tipos de comidas chinesas?

Zong Zi: Um prato tradicional que consiste basicamente em arroz. Mas não é um simples arroz, é feito numa textura mais pastosa (facilitando o uso dos pauzinhos) e é cozinho envolto em folhas de cana, geralmente leva temperos como molho de soja, óleo de pimenta, gengibre e óleo de amendoim.

Niou Rou Mien: Um prato clássico da culinária taiwanesa, uma sopa feita com carne de boi cozida na panela de pressão, também leva macarrão! Costuma ser comida acompanhada de uma verdura chinesa, parecida com uma mostarda amarga e bem salgada.

Tian bu la: O Tian bu la é feito de pasta de peixe e moldado em vários shapes, tem um sabor adocicado e uma textura macia.

Mapo Tofu: Prato feito com tofu ou queijo de sola em um molho avermelhado com carne bovina moída, brotos de alho e óleo de pimenta.

Ovo de “mil anos”: Um ovo, geralmente de pato, conservado numa mistura de palha, cal, sal e outros aditivos que vão dar a ele esta aparência e textura peculiar.

Gua-Bao: Um pãozinho chinês com massa branquinha e fofa, geralmente recheado com carne de porco.

Tipos de comidas mexicanas?

Tortilla: Uma espécie de panqueca feita de milho ou trigo que originou outros diversos pratos mexicanos, como o burrito e o taco. A tortilla também possui possui variações, pode ser feita com batata e ovos, por exemplo. Pode ser servida quente, tostada ou fria; como prato principal, acompanhamento ou aperitivo.

Burrito: Preparado com massa de tortilla, é servido enroladinho e os recheios variam bastante. Pode ser recheado com carnes, queijo, tomate, feijão, chilli, entre outros.

Taco: O taco é uma ótima opção para o lanche, é preparado com a tortilla à base de milho e recheado com alguma carne, queijo, alface, tomate, entre outros. Servido em formato diferente do burrito.

Nacho: Os nachos podem ser feitos com a tortilla frita, são bem crocantes e podem ser servidos com cheddar, pimenta, carne moída, entre outros.

Guacamole: Um prato tradicional, consiste basicamente numa espécie de purê de abacate apimentado. O guacamole também é recheio para tortilla ou guarnições em vários pratos.

Chilli con carne: Carne moída com feijão e molho de tomate apimentado. Pode ser servido como recheio para nachos, tortilla ou guarnições.

Tipos de comidas americanas?

Waffles: Os Waffles (Ouça a pronúncia, clique aqui) são um típico prato do café da manhã norte-americano, porém também servido como sobremesa ou lanche da tarde.

Baby back ribs: As Baby Back Ribs, típica comida americana, são suculentas costelas de porco cozidas e cobertas com molho barbecue.

Fried Chicken: O Fried Chicken (ouça a pronúncia, clique aqui) é uma deliciosa comida americana e consiste em deliciosos pedaços de frango especialmente temperados e fritos. Tradicionalmente, o prato é servido com batata frita ou outros acompanhamentos, tais como a salada de repolho, milho cozido, feijão estilo americano (baked beans) ou purê de batata (mashed potato).

Steaks, Apple Pie, Cookies e outros: Além das três refeições que citamos acima, a comida americana também inclui carnes saborosas como beef stew (carne) ou steak (bifes grandes). Para sobremesa, a opção é a deliciosa e famosa apple pie (torta de maçã), tipicamente servida no tradicional Dia de Ação de Graças.

Tipos de comidas tailandesas?

Nuea daet diao kaphrao thot: é frequentemente consumido com bebidas alcoólicas. Trata-se de carne seca, em seguida frita, misturada com manjericão frito crocante, e servida com um molho picante.

khao man kai: a versão tailandesa do arroz de frango Hainanese, não é encontrado com frequência nos restaurantes tailandeses ocidentais. Este prato consiste em pedaços de frango macios e suculentos por cima do arroz de jasmim temperado com caldo de frango, servido com um molho de pimentão.

Khao tom kui: é tipicamente consumido no café da manhã e consiste num simples mingau de arroz, servido com vários acompanhamentos. Outras variações do prato incluem carnes e cebola verde.

Kai yang: é é originário do Laos e de Isan, região nordeste da Tailândia, no entanto, pode ser encontrado em toda a Tailândia. O frango é marinado e, em seguida, grelhado em fogo baixo em uma chama de carvão vegetal por um longo tempo. É servido com “som tum” e arroz pegajoso, num pequeno cesto de bambu.

Yam pla duk fu: é um prato da cidade de Isan que consiste em peixe crocante (pla duk) e salada picante de manga. A salada é tipicamente servida em uma tigela separada do peixe, permitindo que o peixe permaneça crocante.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes